O Hyundai Accent já passou por quatro gerações. São 17 anos de vida que podem ter passado desapercebidos para a maioria. Afinal, o estilo do modelo nunca foi muito chamativo. O que muda na sétima encarnação, apresentada hoje no Salão de Nova York. O compacto tomou emprestadas as linhas dianteiras do esportivo Veloster, enquanto o perfil e a traseira da carroceria hatch é semelhante ao do novo Ford Fiesta. Já o sedã apresentado em conjunto, tem traseira alta e lanternas horizontais. Por dentro, o Accent também evoluiu em design e acabamento, um incremento de sofisticação puxado pelos rivais, lista que além do Fiesta, inclui o Chevrolet Sonic e Nissan Tiida/Versa.
O motor é o evoluído 1.6 Gamma com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, tecnologias que elevam a potência para bons 140cv e o torque a 17kgfm.Se aqui as garantias das sul-coreanas saltam aos olhos como fórmula de marketing, no mercado norte-americano o motor é coberto por longos 10 anos ou 100 mil milhas, equivalentes a 160 mil quilômetros. A garantia total, porém, fica nos mesmos cinco anos, ou 96,5 mil km, valorizados pela assistência gratuita 24 horas.
O câmbio pode ser um manual de seis marchas ou um automático com o mesmo número de velocidades e opção de trocas sequenciais. Para ajudar na economia, o modelo automático conta com o modo ActiveECO, que modifica as respostas do motor e da transmissão, suavizando-as e economizando com isso até 7% de gasolina. O consumo médio declarado é de 14,8 km/l.
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Como é normal mesmo em modelos básicos no mercado norte-americano, o Accent já vem com seis airbags de série (frontal duplo, laterais dianteiros e do tipo cortina), conjugados com encostos de cabeça ativos nos bancos dianteiros. Da mesma forma, estão incluídos freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD, que se somam aos controles eletrônicos de estabilidade e de tração.
O preço o deixa entre os carros de entrada do mercado estadunidense, partindo de US$ 12.445 na versão GLS de entrada com câmbio manual, cerca de R$ 20 mil, e chegando aos US$ 16.795 do top SE automático, ou R$ 26,4 mil. O Accent começa a ser entregue no final do primeiro semestre e pode ser uma alternativa mais barata, na faixa dos R$ 45 mil, para o médio i30 também no Brasil.