A Hyundai apresentou hoje a primeira foto do seu novo conceito i-flow, também conhecido como HED-7, ou o sétimo estudo de desenho da marca sul-coreana, um modelo que só havia aparecido antes em uma imagem provocativa (abaixo). Com linhas marcadas pela profusão de vincos que o fabricante define como "escultura fluída", o três volumes híbrido relembra o desenho dos novos Mazda, mas também dá continuidade visual ao Blue-Will Concept. A motorização combina um propulsor 1.7 turbodiesel que trabalha associado a um motor elétrico, abastecido por baterias de íons de lítio, ambos combinados a um câmbio manual automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Além de arrojadas, as formas permitem um coeficiente de penetração aerodinâmica de 0.25. Uma combinação que permite até 33,3 km/l de média anunciada, com emissões de apenas 85 g/km de CO2 (dióxido de carbono).
Além dos volumes agressivos e sinuosos, o i-flow se destaca também pelas colunas dianteiras vazadas, um princípio empregado pela Volvo no conceito Safety Concept Car, ou SCC, de 2001. A visibilidade é auxiliada ainda pelo para-brisa que se estende pelo teto envidraçado. A Hyundai adianta que o interior do carro utiliza materiais de nova geração e tecnologias desenvolvidas em conjunto com a alemã BASF, uma das principais empresas do ramo de química. O painel fica disposto em volta de uma tela capaz de reconhecer não apenas o toque mas também movimentos faciais do motorista. O acabamento da tinta, em um tom perolizado, também foi desenvolvida pela BASF.
A novidade será apenas um dos oito modelo da Hyundai que fará a sua estreia no Salão de Genebra, que abre as suas portas para a imprensa no próximo dia 02 de março. Das novidades, uma estará em breve no Brasil: a versão reestilizada do i30, batizada como i30U. Embora só tenha chegado no Brasil em junho do ano passado, o médio foi lançado originalmente em 2007 e já estava em uma fase do seu ciclo de vida em que se espera um face-lift. Atualmente o i30 é o grande destaque de vendas da Hyundai no mercado nacional, onde acumulou uma média de 2.767 unidades/mensais nos últimos três meses.
Além do hatch médio, serão apresentadas as últimas versões da linha ecológica da Hyundai BlueDrive. São variantes ultraeconômicas do subcompacto i10, o compacto i20, o próprio i30 em versão hatch e station e o ix35, o novo Tucson. Todos contam com o sistema Stop/Start que desliga e religa automaticamente o motor em situações de trânsito, além de emissões de inferiores a 100 g/km de CO2, embora o ix35 blue tenha uma marca ligeiramente maior, de 135 g/km, ainda boa para um utilitário. O SUV também vai aparecer em uma configuração movida a célula de combustível, um tipo de veículo que a marca pretende produzir aos milhares já em 2012. Um futuro azul e verde.
Leia mais sobre outros lançamentos do Salão de Genebra
Audi A1.
Audi RS5.
Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.
Bentley Continental Supersports Convertible.
Carlsson C25.
Citroën DS High Rider.
Citroën DS3 Racing.
Fiat Punto Evo e 500C Abarth.
Honda 3R-C.
Kia Sportage.
Lotus Elise 2011.
Lotus Evora 414E Hybrid.
Mansory Rolls-Royce Ghost.
Mazda5.
Mazda6.
Mercedes-Benz F800 Style.
Mini Countryman.
Nissan Juke.
Opel Flextreme GT/E.
Opel Meriva.
Peugeot5.
Porsche 911 Turbo S.
Porsche 911 GT3 R híbrido.
Porsche Cayenne.
Protoscar Lampo².
Renault Mégane CC.
Renault Twingo CC.
Seat Ibiza ST.
Subaru Impreza XV.
Subaru Impreza Cosworth.
Volkswagen CrossPolo.
Volkswagen Polo GTI.
Volvo S60.