De Campos do Jordão, SP - Após o lançamento do HB20, no ano passado, hatch acolhido com carinho pelo mercado, a Hyundai Motor Brasil agora “ataca” com sua versão aventureira, cujo nome leva mais um X, para identificar a roupagem cross. No HB20X a marca coreana viu rápido a possibilidade de faturar mais algumas cifras usando um artifício genuinamente brasileiro, pois o segmento dos “aventureiros” é invenção tupiniquim. A novidade é composta por novos para-choques, máscara nos faróis e alguns apliques plásticos.
Clique aqui e veja mais fotos do Hyundai HB20X
Mas o trabalho ficou benfeito e coerente com as linhas dos SUV da Hyundai. Dianteira e traseira foram inspiradas no ix35. Com a supensão elevada, o HB20X ganhou mais 4 centímetros de altura em relação ao solo. O aventureiro está também mais encorpado, com o ganho de 4 centímetros de comprimento, 3cm de largura e 7cm de altura. Rodolfo Stopa, gerente de produtos da Hyundai, conta que o segmento é composto por clientes que mesclam valores emocionais, cativados pelos adereços, mas também valores racionais, já que têm o orçamento restrito.
O interior é o mesmo da versão “civil”, com exceção do revestimento dos bancos com costura dupla e as pedaleiras esportivas. São duas versões de acabamento, ambas disponíveis com câmbio manual ou automático. A versão de entrada é a Style, equipada com freios ABS com EBD, airbag frontal, sistema Isofix, som, alarme, direção hidráulica, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, ar-condicionado, além de vidros, travas e retrovisores elétricos.
Já a versão Premium leva ainda volante revestido em couro, acendimento automático dos faróis, sensores de estacionamento na traseira, grade frontal preta, bancos traseiros bipartido e vidros elétricos one touch para todas as janelas. A grande novidade, também para o HB20, é a opção de escolher entre o sistema de áudio tradicional, com CD player, ou o novo sistema de som com Bluetooth e comandos no volante. Quando a versão é equipada com câmbio automático o modelo ganha apoio de braço para o motorista.
A motorização é única, o 1.6 flex de 16 válvulas com duplo comando de válvulas variável. Naturalmente sua melhor performance se dá usando etanol, quando desfila 128cv de potência e 16,5kgfm de torque. São duas opções de câmbio, manual de cinco velocidades ou um automático que, apesar de ter apenas quatro marchas, trabalha de forma harmônica com o motor. Esse câmbio conta com limitadores de troca de marcha de acordo com o uso do veiculo, como o modo L, usado para descer trechos de serra sem sobrecarregar os freios.
A grande mancada é a falta apoio de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro central mesmo na versão topo de linha. O HB20X estará disponível nas concessionárias da marca somente a partir do dia 20 de fevereiro. O modelo conta com garantia de 5 anos e mão de obra gratuita nas primeiras duas revisões. A Hyundai espera vender 10 mil unidades do aventureiro por ano, o que deve corresponder a 10% do mix do modelo.
QUANTO CUSTA?
Style Manual R$ 48.755
Style Automático R$ 51.955
Premium Manual R$ 51.255
Premium Automático R$ 54.455