De acordo com a nova avaliação do Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, o Hyundai HB20 não é mais um renegado. Isso por que, diferentemente das versões anteriores do modelo que tinham nota zero no teste, a nova com seis airbags atingiu três estrelas na avaliação recente.
Os resultados apresentados pelo programa nesta quarta-feira (6) mostram que, mesmo o Hyundai HB20 tendo ganhado novos recursos de segurança, sua estrutura é instável e traz pouca proteção para pedestres.
Quais foram os resultados específicos do HB20?
Proteção de passageiros adultos
Em relação à proteção de passageiros adultos, o Hyundai HB20 atingiu 68%, o equivalente a 27,32 pontos. No que diz respeito ao impacto frontal, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. Já a proteção proporcionada ao peito do motorista foi fraca, enquanto a proteção ao peito do passageiro foi adequada.
Os joelhos do motorista e o joelho esquerdo do passageiro do Hyundai HB20 receberam proteção marginal, enquanto o joelho direito do passageiro recebeu boa proteção. A área dos pés foi considerada instável. A estrutura do habitáculo foi classificada instável e incapaz de suportar cargas maiores.
Nas situações de impacto lateral do HB20, a cabeça, a pélvis e o abdômen receberam uma boa proteção, enquanto no peito foi marginal. Já no impacto lateral de poste, a proteção oferecida à cabeça e à pélvis foi boa, o abdômen recebeu proteção adequada e o tórax, marginal.
Proteção passageiro criança dentro do HB20
Já na proteção a passageiros crianças, o Hyundai HB20 atingiu 75%, o equivalente a 32,68 pontos. Para isso, foram posicionados dois dummies: um de 1 ano e meio e um de 3 anos.
O dummy de três anos foi instalado voltado para trás, usando ancoragens Isofix e pé de apoio, evitando a exposição da cabeça, e durante o impacto frontal a proteção foi boa. Já o dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás, usando Isofix e pé de apoio. Com isso, foi capaz de evitar a exposição da cabeça e durante o impacto frontal a proteção foi total.
No impacto lateral, os dummies receberam proteção total. O Hyundai HB20 oferece Isofix como padrão e a sinalização atende aos requisitos do Latin NCAP. Além disso, o veículo tem cintos de segurança de três pontos em todas as posições dos assentos.
Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas
No que diz respeito à proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, o Hyundai HB20 atingiu apenas 34%, ou seja, 16,47 pontos. Isso porque o veículo não está em conformidade com os regulamentos para proteção de pedestres.
Dessa forma, o modelo apresentou proteção marginal e adequada na maioria das áreas de impacto na cabeça. Algumas áreas próximas ao para-brisa e ao pilar A obtiveram proteção deficiente. Quanto às pernas, a parte superior teve proteção pobre a marginal, enquanto a parte inferior teve proteção fraca a marginal.
Sistemas de assistência à segurança do HB20
Por fim, na avaliação dos sistemas de assistência de segurança, o HB20 atingiu 65%, o que equivale a 28 pontos. O veículo oferece aviso de cinto de segurança em todos os assentos, ESC padrão, limitador de velocidade padrão, detecção de ponto cego, sistema de suporte de pistas e detecção de borda de estrada.
Apesar de oferecer algumas tecnologias, na maior parte delas, o modelo não atende aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP.
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