Acabou o suspense. Depois de muita especulação, a Hyundai enfim confirmou a produção do Creta na fábrica de Piracicaba, interior paulista, a partir do ano que vem. Meio SUV, meio crossover – até para nós é difícil definir... –, ele não é construído sobre a plataforma do HB20, produzido na unidade desde 2012. É derivado do sedã médio Elantra. Motor, câmbio e elementos do design serão específicos para o mercado brasileiro, adianta a Hyundai.
O Creta brasileiro promete ainda equipamentos inéditos, a exemplo do concorrente recém-lançado Nissan Kicks. A apresentação será no Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro.
As duas primeiras imagens oficiais do Creta foram divulgadas escurecidas, junto do comunicado, e revelam pouco. Clareando-as já dá para observar que o nosso carro terá visual mais próximo do irmão maior ix35 do que o Creta já vendido em mercados como Índia, China e Rússia – onde também é conhecido como ix25.
A grade frontal continua hexagonal, mas cresceu consideravelmente. Há novos para-choques, tanto na dianteira (com faróis de neblina de formato horizontal, no lugar dos originais verticais) quanto na traseira, que recebeu também nova distribuição de luzes nas lanternas.
No exterior o Creta conta com motores 1.6 litro 123cv e 2.0 de 149cv. Por aqui será aproveitado o powertrain local, de início com o 1.6 de 128cv já utilizado no HB20. Não podemos descartar ainda o interessante 1.0 Turbo de 105cv de 15kgfm de torque recém-aplicado ao hatchback e sedã (HB20S). O câmbio também será o do HB20 manual ou automático, ambos de seis marchas. Os preços certamente devem superar os R$ 80 mil.