Se você é daqueles que acham que já passou da hora de o carro voador virar realidade, já que esse tipo de veículo seria bastante prático, facilitando muito o dia a dia no trânsito, essa notícia pode te deixar esperançoso. Segundo Michael Cole, chefe da Hyundai no Reino Unido, essas embarcações se tornarão realidade já no fim desta década.
A informação foi sugerida em entrevista do executivo à revista automotiva Top Gear. Na ocasião, quando questionado sobre as chances de carros voadores existirem no futuro, Cole respondeu de forma um tanto quanto otimista:
“Podemos ver alguma aplicação do tipo intra-cidade, com a Mobilidade Aérea Urbana para carga, mas talvez para passageiros. Mas isso é no final desta década e obviamente em menor escala. [...] Sempre dissemos que realmente vemos isso como parte da solução para a mobilidade no futuro"
Michael Cole, CEO da Hyundai no Reino Unido
Bom, fato é que a Hyundai já está, inclusive, trabalhando com o governo do Reino Unido para lançar o próprio carro voador – voltado para transporte de carga (e talvez até humanos) – pelas cidades. Um acordo da fabricante com a Câmara Municipal de Coventry e o governo do Reino Unido já resultou no projeto do que foi chamado de “Air One” – um centro para decolagem e aterrissagem verticais, incluindo drones de entrega e táxis aéreos.
A Hyundai já produziu protótipo de carro voador
Aparentemente, a ideia de um carro voador não é algo novo na Hyundai. Na CES de 2020, feira de tecnologia, a montadora coreana exibiu embarcações autônomas VOTL (decolagem e aterrissagem vertical).
No ano passado, a Hyundai também revelou renderizações de um carro voador elétrico a bateria que projetou em colaboração com a Supernal, uma empresa de mobilidade norte-americana de propriedade da Hyundai.
O conceito apresentava uma cabine de cinco lugares e utilizava uma carroceria de fibra de carbono e CFRP reciclável em sua construção para manter, assim, o peso baixo também.
Este protótipo desenvolvido pela Hyundai foi projetado para viagens urbanas curtas. O previsto para chegar na próxima década, por outro lado, será um de longo alcance, movido a hidrogênio
- Hyundai cria farol que projeta sinal de trânsito no asfalto
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!