O mais recente conceito apresentado pela Hummer (fabricante norte-americano especializado em jipões) tem o objetivo de atrair a atenção de consumidores mais jovens para a marca. Para atingir o objetivo, o projeto do HX, apresentado à imprensa no Salão de Detroit, que abre as portas ao público hoje e vai até 27, foi desenvolvido com base nas idéias de três jovens projetistas da empresa.
O resultado é uma combinação das propostas dos novos designers com elementos já testados dos veículos Hummer. O primeiro passo foi fazer do HX o veículo mais compacto já desenhado pela marca. Mas, como apenas tamanho não vende carro, a proposta inclui estilo adaptável.
O jipe tem carroceria aberta com traseira tipo hatchback. Painéis removíveis para teto e tampa do porta-malas possibilitam ampla gama de configurações. Até mesmo as portas podem ser retiradas, uma adaptação comum entre os praticantes de off-road, para que o veículo possa ser usado em várias configurações, de todo fechado até a sensação de estar dirigindo ao ar livre. Outro detalhe pensado para a trilha são os pára-lamas, que também saem, um recurso útil em caso de danos, ou para limpeza meticulosa depois de passar na lama.
Mesmo sendo um tipo de veículo novo para a marca, alguns detalhes preservam o ar de família com os demais modelos Hummer. Elementos de estilo já consagrados incluem os faróis redondos com molduras quadradas, pára-brisa quase vertical e a grade com elementos também verticais. O exterior é pintado em um tom verde oliva para reforçar a idéia de integração com a natureza.
No interior, foram utilizados bancos inspirados em assentos de avião, e materiais como piso de borracha e nylon de alta resistência em partes do painel reforçam o caráter utilitário do HX. Outros materiais de maior apelo visual, como aço escovado, também foram empregados para contribuir com a estética.
Em sintonia com a idéia de chamar atenção dos jovens, o rádio tradicional foi substituído com uma conexão USB para reprodutores mp3, iPods ou iPhones. No painel, três monitores de cristal líquido podem ser configurados no modo off-road ou estrada. O sistema pode mostrar informações do GPS, horizonte artificial e até mesmo visão da trilha captada por uma câmera montada do lado de fora do carro. O velocímetro também tem dupla função e, quando a reduzida é acionada, se transforma num indicador de ângulo da roda.
O sistema de tração integral é do tipo permanente com transferência automática de torque entre os eixos traseiro e dianteiro e conta com diferencial autoblocante. A transmissão é automática de seis velocidades. Outros equipamentos para o uso em trilhas são o protetor de cárter de série e guincho de resgate.
Seguindo a tendência dos carros-conceito recentes, o motor V6 3.6 é do tipo flex e pode ser abastecido por qualquer combinação de álcool e gasolina, até o máximo de 85% de etanol, o chamado E85. Nos países de clima mais ameno, o álcool é sempre misturado à gasolina para evitar problemas de partida em dias frios.