Ao contrário da concorrente Toyota, que optou por fazer no Brasil o compacto Etios, a Honda resolveu abrir mão da produção nacional do Brio – modelo pequeno como o Etios e criado para mercados emergentes, como India e Tailândia – para usar o mesmo espaço na linha de montagem de Sumaré (SP) para fabricar o seu novo utilitário-esportivo compacto. Batizado de Urban SUV, ele foi apresentado pela primeira vez ao público na forma de conceito no Salão de Detroit, em janeiro.
Clique aqui e veja mais fotos do SUV conceito da Honda!
A produção no Brasil deve ter início no ano que vem. Ele será lançado também no Japão, no fim deste ano, e nos Estados Unidos, em 2014. O modelo americano irá da fábrica que a Honda tem nos arredores de Celaya, no México. Para a marca japonesa, o novo SUV é uma carta importante para os seus objetivos de dobrar a produção mundial de modelos compactos até o fim de 2016. A apresentação em Detroit foi estratégica, pois o mercado de utilitários compactos nos EUA vai de vento em popa.
TETO DE CUPÊ Embora tenha sido apresentado como conceito, o Urban SUV incorpora as linhas do modelo que entrará em breve na linha de produção. Nota-se que ele tem vários elementos de estilo do novo Accord. O modelo foi desenvolvido sobre a nova plataforma compacta da Honda, que também dará origem à nova geração do monovolume Fit.
Medindo 4,30m, ele é cerca de 22cm menor que o CR-V, o que lhe dá, segundo a marca japonesa, bastante agilidade no trânsito urbano. As linhas do teto são bastante curvas e se assemelham às de um cupê. Também chamam a atenção as fileiras de luzes de LED nos faróis, que se unem à grade e parecem sustentados pela barra horizontal. Os vincos laterais lembram um pouco o Hyundai ix35. Já as lanternas traseiras incorporam um ar de modelos da Audi.
A julgar pelas dimensões e pela estratégia da Honda, o novo modelo deve competir no Brasil diretamente com Ford EcoSport, Renault Duster, Peugeot 2008 e o futuro Chevrolet Tracker. De acordo com as primeiras informações da marca japonesa, ele terá a mesma mecânica do Fit, mas é provável que entre as opções também figure o novo motor 2.0 flex que equipa o Civic e estreia no CR-V em abril. Ele desenvolve 150cv com gasolina e 155cv com etanol. O câmbio CVT e a tração integral certamente também farão parte do cardápio. Por dentro, o modelo terá um novo sistema multimídia da marca, que vai conjugar áudio, Bluetooth, navegação, entretenimento etc.
Análise da notícia
Onde a vaca vai...
Boris Feldman
Honda e Toyota sempre caminharam mais ou menos juntas no Brasil. Logo depois do Civic, veio o Corolla. Quando a Toyota anunciou o Etios, a Honda anunciou o Brio. Só que a Toyota saiu na frente e lançou seu novo carro em outubro do ano passado, enquanto o Brio chegaria agora, em 2013. Nesse meio-tempo, os executivos da Honda perceberam que ambos foram projetados para países emergentes, menos exigentes que o mercado brasileiro. Com a Toyota derrapando com o Etios no Brasil, a Honda decidiu então substituir o Brio por um SUV compacto, um “jipinho” para brigar com Ecosport e Duster. Uma receita mais adequada para o nosso mercado e que evita o boi ir atrás de uma vaca atolada.