Em junho, a Honda apresentou no mercado indiano o Elevate, um SUV derivado do City e um pouco menor e mais barato que o HR-V. Agora, a montadora acaba de registrar o veículo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) do Brasil. Isso, certamente, é um indício de que o modelo poderá chegar por aqui. Será?
Bom, talvez. De qualquer forma, o que se sabe é que a Honda não registrou somente a imagem do veículo, mas também as peças individuais, como lanternas, faróis e grade. Neste caso, pode-se supor que haja um interesse ainda maior de trazer o Elevate para o Brasil, já que, se o registro fosse apenas da imagem do carro, certamente, a intenção da montadora seria de apenas proteger o design do modelo de eventuais plágios.
Como é o Honda Elevate vendido na Índia?
Na Índia, o Honda Elevate tem 4,31m de comprimento, 1,79m de largura, 1,65m de altura e 2,6m de distância entre-eixos. Com esses números, ele briga com o Hyundai Creta, Skoda Kushaq, Kia Seltos, Volkswagen Taigun (T-Cross local) e Toyota Urban Hyryder.
No que diz respeito ao visual, o modelo tem linhas típicas de SUV e grade frontal retangular com bordas hexagonais. Na parte traseira, as linhas são mais retilíneas, com as lanternas se alongando horizontalmente através de uma barra de plástico.
Por dentro, o Honda Elevate tem cabine sem grandes destaques, com um painel que se divide entre uma tela touch para a central multimídia de 10,25 polegadas e diversos botões físicos e digitais para comandos como ar-condicionado, travas e outras funções.
O interior também conta teto solar, painel de instrumentos semi digital de sete polegadas, carregamento sem fio para smartphones, integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e câmera de estacionamento traseira.
Alguns recursos de assistência, por sua vez, incluem sistema de frenagem de mitigação de colisão, aviso de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa, aviso de saída de estrada e assistência automática de farol alto.
Por fim, na parte mecânica, o Honda Elevate é equipado com motor 1.5 a gasolina de 122cv e 14,8kgfm. O câmbio pode ser manual ou automático do tipo CVT.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, dicas e testes