Ser grande como um SUV e confortável como um automóvel de passeio. É o que propõe o Pilot, carro-conceito da Honda. A mistura proposta pela montadora japonesa se dá pelo lado bruto do SUV - resistência, força do motor e tamanho são caraterísticas marcantes, - à promessa de uma direção suave, além de tecnologias avançadas, primeiramente usadas nos carros de passeio.
A Honda adotou no Pilot uma nova carroceria, com emprego de metais ultrafortes, denominada Engenharia Avançada Compatível (EAC), que absorve melhor os impactos provocados em colisão com veículos maiores e de pára-choques altos. A frente do protótipo é projetada para diminuir o impacto de lesões em pedestres, ajudando a absorvê-la.
O motor é V6 com a nova geração do sistema de economia de combustível denominado Gerenciamento Variável de Cilindro (GVC). A tecnologia permite utilizar seis cilindros para operar com mais potência e três ou quatro cilindros para obter menor consumo de combustível, uma melhora em relação ao sistema utilizado no Honda Pilot produzido atualmente, que funciona apenas com o modo de seis e três cilindros.
Com capacidade para oito passageiros, o espaço é funcional. O acesso é fácil à terceira fileira de bancos e os passageiros que a utilizam têm apoio para os pés. As três fileiras de bancos podem ser adaptadas quando houver muita bagagem. O terceiro banco da segunda fileira de bancos, agora mais espaçosa, desliza para facilitar o acesso à terceira fila. A terceira fileira de bancos tem espaço suficiente para que os joelhos dos ocupantes adultos não esbarrem no banco da frente. Cada lado das segunda e terceira fileira de bancos rebatem-se independentemente para acomodação de carga.
A plataforma redesenhada proporciona viagem confortável em qualquer condição de tempo e no fora-de-estrada. Para tanto, a concepção da plataforma do conceito uniu o melhor dos carros e dos caminhões integrando-os com a carroceria de um utilitário-esportivo. O espaço interno é amplo.