A Honda divulgou mais informações e imagens do HSV-010 GT, bólido de competição da marca que irá competir na categoria GT500 da Super GT Series, campeonato japonês de carros grã-turismo (embora tenha uma etapa realizada na Malásia). O HSV, de Honda Sports Velocity, impressiona pelos números. São apenas 1.100 kg que são impulsionados por um V8 32 válvulas aspirado de 3.397 cm³. Com potência superior a 500 cv e torque que pode superar os 39,9 kgfm, o motor está encarregado de impulsionar apenas 1.100 kg de peso, uma excelente marca para um veículo com 4,67 metros de comprimento, por 2 m de largura e 2,7 m de entre-eixos. O baixo peso é explicado pela carroceria construída integralmente em fibra de carbono, que na versão fotografada, ainda sem adesivos nem pintura, exibe a padronagem típica do material.
Veja mais fotos do Honda HSV-010GT!
Como é comum em modelos de competição, o câmbio é um sequencial de seis velocidades com trocas por borboletas no volante. Embora o acelerador seja mecânico, a direção tem assistência elétrica. As rodas possuem medidas diferenciadas, aro 18 na frente e 17 atrás, calçadas, respectivamente, por pneus 330/40 e 330/45. As suspensões também são típicas dos carros de pista: duplo braço triangular em ambos os eixos, com barras estabilizadoras.
Com a entrada do HSV-010 GT, o NSX de competição deixará as pistas. Nada mal para um modelo que deixou de ser produzido na versão civil em 2005, após 15 anos de fabricação. Adiados pela crise, os planos de lançar uma versão de rua do HSV talvez saiam do papel. Principalmente após a recepção do Lexus LFA, o supercarro da rival Toyota.
Leia mais sobre o Lexus LFA.