O Honda CR-V nunca foi um modelo com volume de vendas significativo no mercado brasileiro. Sempre registrou números tímidos, bem distantes dos outros modelos da marca. No ano passado, o CR-V ficou ausente no Brasil e agora retorna na linha 2021, trazendo discretas mudanças no visual e novos equipamentos, ampliando a segurança e sistemas de auxílio à condução. Mas o mais estranho é que o SUV vai ganhar em breve a sexta geração, que já está em testes no Japão e na Europa, e deve chegar como modelo 2022. Não seria o caso de esperar a virada para que o modelo retornasse ao Brasil?
Na verdade, o Honda CR-V 2021 que desembarca no mercado brasileiro já vinha sendo comercializado lá fora há algum tempo. Trata-se da quinta geração do SUV, produzido nos Estados Unidos, que será vendido por aqui apenas na versão Touring.
O tapa no visual pode ser percebido na dianteira, com a nova grade em fundo preto e com friso cromado que se estende até a base dos faróis, que permanecem em full LED. O para-choque também é novo, com desenho mais robusto, e traz ampla entrada de ar inferior e um nicho emoldurado para os novos faróis de neblina em LED. As laterais não mudaram, exceto pelas novas rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas e novo friso cromado. O para-choque traseiro ganhou novo desenho e a tampa do porta-malas agora traz um friso dark chrome. Já as lanternas traseiras têm acabamento fumê e as saídas de escapamento agora são retangulares. O modelo ganhou ainda o teto solar panorâmico, que traz mais luminosidade ao interior do SUV da Honda.
POR DENTRO As novidades estão presentes também no interior do CR-V, que teve o console central redesenhado, trazendo um novo sistema de bandeja retrátil, permitindo a acomodação de diferentes objetos. O SUV tem acabamento de qualidade, com detalhes em madeira no console central, painel principal e painéis das portas. No console, motorista e passageiro têm à disposição um carregador de celular por indução, sem fios, além de entradas USB reposicionadas.
E para quem valoriza um bom sistema de áudio, o Honda CR-V 2021 agora é equipado com subwoofer no porta-malas, totalizando nove alto-falantes. No painel, o ponto fraco é a central multimídia com tela tátil de apenas sete polegadas. Pelo preço, o SUV merecia mais. Mas o sistema traz GPS nativo e conectividade com smartphones, por meio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Outro detalhe é que o sistema de áudio passa a ter botão físico giratório para o controle de volume.
O quadro de instrumentos tem tela digital de sete polegadas, com informações sobre o veículo na Driver Information Interface (DII), bem ao centro do painel. O display aponta quando trocar o óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas ou líquido de arrefecimento, ou quando fazer o rodízio dos pneus, além de ajudar o motorista na condução do veículo, indicando a velocidade, rotação do motor e marcha ideal. E tudo isso pode ser visto também no Head Up Display, que projeta informações coloridas no visor transparente que se eleva no momento da partida, bem à frente do motorista.
O pacote de equipamentos do modelo tem ainda partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas e saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico (Electric Parking Brake – EPB), com sistema Brake Hold, tomadas USB para recarga na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de quatro funções e banco do motorista com oito ajustes elétricos e memória, sistema Walk Away Auto Lock (que tranca automaticamente o veículo quando o motorista se afasta) e a partida remota do motor, que permite que o motorista ligue o motor e o sistema de climatização à distância por meio do controle da chave.
VERSÁTIL Um dos destaques do Honda CR-V são as diferentes configurações do interior, que possibilitam ampliar o espaço para cargas. O porta-malas já tem bom volume em condições normais, mas com a segunda fileira de assentos rebatida, é possível carregar objetos de grandes dimensões. A tampa do porta-malas é elétrica programável e pode ser operada pelo controle remoto na chave, por um botão na porta do motorista, um botão acima da placa traseira (para abrir) ou um botão localizado dentro do porta-malas (para fechar). Existe ainda a possibilidade de abertura do porta-malas sem o uso das mãos, bastando simular um chute sob um dos dois sensores de movimento no centro da traseira do veículo.
SEGURANÇA O CR-V 2021 tem como principal novidade o Honda Sensing, pacote de tecnologia de segurança e assistência ao condutor, já usado no sedã Accord. O pacote traz o Adaptive Cruise Control (ACC) com Low Speed Follow (LSF) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade –, Collision Mitigation Braking System (CMBS) com Forward Collision Warning (FCW) – sistema de frenagem para mitigação de colisão –, Lane Keeping Assist System (LKAS) – sistema de assistência de faixa –, e o Road Departure Mitigation System (RDM) com Lane Departure Warning (LDW) – sistema para mitigação de evasão de pista.
Para que tudo isso funcione de maneira eficiente, o Honda CR-V 2021 traz uma câmera no topo do para-brisas e ainda conta com sistema de radar, instalado na grade frontal. Na prática, o radar detecta os objetos e a câmera faz o reconhecimento, alertando o motorista e ajudando na prevenção de acidentes, reduzindo a severidade de uma possível colisão.
Outro importante sistema de segurança presente no CR-V 2021 é o Agile Handling Assist (AHA), que otimiza a vetorização de torque por meio dos freios para melhorar o traçado nas curvas, proporcionando melhor dirigibilidade. O sistema VSA analisa constantemente os dados dos sensores que monitoram a velocidade de cada roda, o ângulo do volante, as forças de aceleração lateral e longitudinal e o grau de desvio. Ele compara os comandos executados pelo motorista com a resposta real do veículo e sempre que a resposta ficar fora de uma margem aceitável pré-determinada, intervém com uma ação corretiva. O VSA também proporciona um efeito de diferencial com deslizamento limitado pela frenagem da roda que estiver escorregando, redirecionando assim a força do motor para a roda com maior tração.
O CR-V tem ainda o sistema Honda LaneWatch, que usa uma câmera localizada na parte inferior do retrovisor interno para mostrar uma imagem em ângulo aberto da via na tela de sete polegadas. A imagem aparece quando o pisca da direita é acionado ou quando um botão localizado na ponta da alavanca do pisca for pressionado. O pacote tecnológico conta também com o indicador da pressão dos pneus (TPMS) e o sistema Driver Attention Monitor, que monitora o motorista para saber se ele está desatento na direção. E se estiver, o sistema alerta o condutor para uma pausa, por meio de um ícone no painel (uma xícara de café). E para fechar o pacote de segurança, o CR-V 2021 tem seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema Isofix de fixação de cadeirinhas e freios ABS com EBD.
CONJUNTO MECÂNICO Neste quesito, o CR-V 2021 não traz novidades. O modelo é equipado com o já conhecido motor turbo 1.5 litro DOHC, com injeção direta de combustível, quatro cilindros em linha e duplo controle de tempo de abertura das válvulas. O propulsor gera 190cv a 5.600rpm e 24,5kgfm de torque máximo entre 2.000rpm e 5.000rpm. O câmbio é automático do tipo CVT. O modelo traz ainda o sistema Active Shutter Grille, que reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, abrindo ou fechando as persianas superiores e inferiores, controlando o volume de ar que flui através do radiador do motor e do condensador do ar-condicionado.
O SUV é equipado com sistema de tração nas quatro rodas Real Time AWD, que atua de forma automática, sob demanda. A suspensão dianteira MacPherson e a suspensão traseira multibraços, com amortecedores de baixo atrito, foram calibradas para proporcionar estabilidade, conforto e reduzir a inclinação da carroceria. A direção conta com sistema Electric Power Steering (EPS), com reações equilibradas ao volante.
O CR-V Touring 2021 está à venda nas cores topaz white pearl, crystal black pearl e platinum silver metallic, com três opções de acabamento interno: marfim, preto ou cinza. São três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e o preço sugerido é de R$ 264.900, exceto para o estado de São Paulo e Manaus.