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Honda Civic EXS 1.8 X VW Jetta 2.0 TSI - Confronto de elite

Estes carros estão entre os sedãs médios mais cobiçados no mercado nacional. O Honda é fabricado no Brasil e o Jetta vem do México. Comparamos as versões topo de linha

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Foto:

Carros que custam mais de R$ 80 mil têm muitos equipamentos de conforto, segurança e incorporam muita tecnologia.

 

 

A nova geração do Honda Civic começou a ser vendida este ano no mercado nacional e é o 20º automóvel mais vendido no país, com 7.190 unidades comercializadas até março. O Jetta ocupa a 26ª posição no ranking, com 6.380 unidades. Ambos têm muitas qualidades e poucos problemas. No comparativo optamos pelas versões mais sofisticadas devido aos preços.

Apesar da enorme diferença de potência entre os dois motores, as versões mais sofisticadas do Honda Civic e do Volkswagen Jetta se equivalem pelo preço. O Jetta custa cerca de 10% a mais com os itens opcionais, enquanto o Civic EXS traz todos os itens de série.

Espaço interno
CIVIC JETTA
8 7
O assoalho traseiro plano do Civic é o trunfo para os que estão no banco de trás. Há mais facilidade para se acomodar e sair do carro. O Jetta é um pouco mais largo, mas ambos levam apenas dois adultos com conforto atrás.

Porta-malas
CIVIC JETTA
8 9
Neste quesito, o Jetta leva vantagem com os 510 litros de capacidade, contra 449 do Civic. Ambos foram aferidos pelo caderno Vrum.

Câmbio
CIVIC JETTA
7 9
O Civic é equipado com câmbio automático de cinco velocidades e o Jetta tem câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas. A vantagem é do Jetta também em função da supremacia absoluta do motor em potência e torque.

Suspensão/direção
CIVIC JETTA
8 7
Se o Jetta tem mais precisão na direção, os pneus de perfil baixo (45) sacrificam o conforto dos ocupantes e o sofisticado sistema multilink da suspensão traseira não consegue absorver as imperfeições.. A do Civic também é independente, porém menos sofisticada com sistema de apenas dois braços. Os pneus de perfil 55 penalizam menos o conforto. Se o Jetta estivesse equipado com pneus de perfil mais alto, o resultado seria diferente.

Estilo
CIVIC JETTA
8 9
Puramente subjetivo, mas a geração atual do Civic ficou mais careta do que a anterior. O desenho é clássico. Não compromete nem empolga. O Jetta tem no visual um dos apelos de vendas, com linhas limpas, sóbrias e agradáveis e com poucos recortes na carroceria.

Consumo
CIVIC JETTA
8 8
Em cidades de topografia irregular, o consumo é prejudicado. Ainda assim depende muito da maneira de dirigir. Se afundar o pé sem dó no pedal da direita até carro de cilindrada menor bebe como se fosse um V8.

Acabamento/montagem
CIVIC JETTA
9 9
O acabamento é bom nos dois modelos com material plástico emborrachado no painel central, arremates e encaixes benfeitos. E transmitem sensação de solidez.


Segurança
CIVIC JETTA
8 9
A Honda deve o airbag de cortina, que está presente no Jetta. Fora isso, há muitos equipamentos de segurança nos dois carros. O que é normal nessa faixa de preço.

Custo/benefício
CIVIC JETTA
9 8
Nessa faixa de preço e versões recheadas de itens de segurança, conforto e conveniência a relação é boa nos dois carros. Porém, a versão completa do Jetta custa cerca de R$ 10 mil a mais do que a do Civic, que não tem itens opcionais.

Conforto/tecnologia
CIVIC JETTA
9 9
Há muitos equipamentos de conforto e conveniência nos dois carros para deleite dos aficionados pela tecnologia. O quadro de instrumentos dividido em dois andares e muito colorido do Civic não é unanimidade.

Motor/desempenho
CIVIC JETTA
8 10
São mais de 10 quilos de torque a favor do Jetta e 60cv de potência graças ao motor 2.0 turbo. Por isso, o desempenho é esportivo. O Civic não tem essa bola toda, óbvio, mas não decepciona com motor 1.8 e torque inferior a 18kgfm. O desempenho do japonês é bom para motor 1.8.

Ergonomia
CIVIC JETTA
8 7
É boa nos dois carros, com mais acertos do que problemas. O Civic leva vantagem pela má localização do comandos do teto solar do Jetta.

RESULTADO
CIVIC 98
JETTA 101

 

Traseira alta e lanternas menores do que a última geração do Civic

 

 

FICHA TÉCNICA
Honda CIVIC 1.8 16V EXS
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, SOHC I-VTEC, 16 válvulas, de 1.799cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 139cv (gasolina) e de 140cv (etanol) a 6.500rpm e torques máximos de 17,5kgfm (gasolina) e de 17,7kgfm (etanol) a 4.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de cinco velocidades e Shift Hold Control

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, Dual-Link/6,5x16 polegadas, em liga leve / 205/55 R16

FREIOS
A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira, com sistema ABS (antibloqueio) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)

CAPACIDADES
Do tanque, 57 litros; de carga (passageiros e bagagem), 404 quilos

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência – Câmera de marcha a ré com indicação de distância, teto solar com função antiesmagamento, acendimento automático dos faróis, sensor crepuscular, aberturas internas do porta-malas e tanque de combustível, ar-condicionado automático digital, aviso sonoro de faróis acesos, chave no contato e cinto de segurança para motorista, banco do motorista com regulagem de altura, central de informações I-MID (intelligent Multi-Information Display) LCD de cinco polegadas com ajuste no volante, coluna de direção ajustável em altura e distância, controle de áudio no volante, controle de velocidade de cruzeiro, encosto do banco traseiro bipartido, função Econ com Eco Assist (indicador de controle de consumo de combustível), bancos revestidos em couro, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD Player/CDA/MP3/WMA, sistema de navegação GPS integrado ao painel, Bluetooth, vidros elétricos com função um toque e antiesmagamento.

Aparência – Grade dianteira e maçanetas cromadas, retrovisores na cor da carroceria, vidros verdes, maçanetas internas pintadas na cor prata,

Segurança – Airbags frontais e laterais, alarme antifurto, cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de força, controles de tração e estabilidade, faróis de neblina, freios ABS com EBD, sistema de assistência a estabilidade da direção elétrica, sistema de fixação de cadeirinha de bebê no banco traseiro, travamento automático das portas a partir de 15km/h e travas para crianças nas portas traseiras.

OPCIONAL
Não tem.

QUANTO CUSTA
O novo Honda Civic tem a versão de entrada LXS 1.8 manual por R$ 66.660. Já a versão testada, a EXS 1.8 automático, topo de linha, é vendida por R$ 86.750.

 

Pneus de perfil muito baixo tiram brilho da suspensão do VW Jetta

 

 

FICHA TÉCNICA
VW JETTA 2.0TSI
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 1.984cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 200cv de potência máxima a 5.100rpm e torque máximo de 28,5kgfm a 1.700rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado de dupla embreagem DSG Tiptronic de seis marchas

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, servoassistida elétrica (Servotronic)

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, independente, com braços múltiplos e barra estabilizadora / 7x17 polegadas (em liga leve) / 225/45 R17

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira, com ABS, ASR, EDS e MSR

CAPACIDADES
Tanque , 55 litros; de carga (passageiros e bagagem), 565 quilos; peso, 1.375; porta-malas, 510 litros

EQUIPAMENTOS
SÉRIE
CONFORTO/CONVENIÊNCIA - Porta-revistas no encosto do banco do passageiro, para-sóis iluminados e com espelhos, luzes de leitura frontais, porta-copos, porta-óculos, porta-garrafas, banco traseiro bipartido, porta-malas com iluminação e rede porta-objetos, comando elétrico dos vidros com um toque, travamento elétrico das portas e porta-malas com controle remoto, abertura interna elétrica do porta-malas, computador de bordo, display de temperatura externa, retrovisor interno noite/dia, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, kit de ferramentas, ar-condicionado Climatronic de duas zonas, descansa-braço central dianteiro com jumbo box, porta-luvas com iluminação, saída de ar-condicionado e chave, rádio RCD 510 Touchscreen e oito alto-falantes, Bluetooth, entrada auxiliar para fonte de áudio externa no console central dianteiro, entrada USB no porta-luvas, protetor de cárter, espelho retrovisor externo aquecido e eletricamente rebatível, aviso sonoro de faróis ligados, sensor de chuva, controle automático de velocidade, bancos dianteiros Sport Comfort com oito ajustes manuais e aquecimento, volante multifuncionalcom controles do Tiptronic, Coming & Leaving home, sensor crepuscular, bússola e direção Servotronic.

APARÊNCIA - Bancos, alavanca de câmbio e volante com revestimento em couro, painel com acabamento emborrachado, detalhes internos cromados, rodas de liga leve aro 17 polegadas, para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria e saída de escapamento dupla cromada.

SEGURANÇA - Vidros elétricos com proteção antiesmagamento, desembaçador do vidro traseiro, três apoios de cabeça traseiros, sistema de freios com ABS, ASR e EDL, ESP, airbags frontais, de cabeça e laterais, alarme antifurto, isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças, farol de neblina e aviso sonoro de não utilização do cinto de segurança.

OPCIONAL
Teto solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico de altura e do apoio lombar e pintura metálica.

QUANTO CUSTA
O novo Jetta é vendido na versão de entrada Comfortline 2.0 flex, com câmbio manual, por R$ 65.755. Já a versão 2.0 TSI Highline tem preços que vão de R$ 89.520 a R$ 96.740.