O lançamento do Honda Civic Flex não apenas marca a entrada da marca no clube dos flex, como também significa uma novidade entre os sistemas. O tanque de gasolina para partida a frio fica na lateral dianteira direita do carro e tem bocal específico. De acordo com a montadora, a instalação separada do tanque do vão do motor aumenta a segurança, diminui a chance de que o cheiro de gasolina invada o carro e é mais prático de abastecer, pois não é preciso levantar o capô.
O sistema também tem a particularidade de injetar gasolina, mesmo quando a temperatura é suficientemente alta para a partida com álcool. O objetivo é usar toda a gasolina entre três e quatro meses, evitando que o combustível se deteriore. Ao contrário da maioria dos flex, que ganham potência na transformação, o Civic Flex produz 140cv com álcool e 138cv a gasolina. De acordo com a Honda, foi uma solução para não prejudicar o consumo.
Na segunda quinzena, chega ao mercado a opção flex do Fit para a versão 1.4, com câmbio manual. O compacto também vai ter também tanque e bocais separados. Tanto o Civic como o Fit continuam sendo vendidos com motorização apenas a gasolina.