O Honda Civic chega à linha 2021 sem novidades estéticas, mas traz mudanças na lista de equipamentos de série de todas as versões, que, logicamente, tiveram seus preços aumentados. O modelo é o segundo mais vendido no segmento de sedãs compactos, mas até setembro teve menos da metade do número de emplacamentos do líder Toyota Corolla. O Civic 2021 já está à vendas nas concessionárias, exceto na versão Sport, que só estará disponível em janeiro.
A Honda alega que recentemente fez “mudanças pontuais no design do Civic”, por isso optou por não mexer no visual do modelo na linha 2021. As versões LX, EX, EXL e Touring trazem detalhes cromados na grade e no para-choque, além de rodas de liga leve de 17 polegadas com 10 raios e acabamento em grafite brilhante. Na traseira, todas as versões têm acabamento cromado na parte inferior do para-choque. As versões EXL e Touring têm as colunas das portas em preto brilhante, mesmo acabamento presente na grade, retrovisores e aerofólio da Sport, que tem rodas de 17 polegadas de cinco raios com pintura diamantada escurecida. No interior, as versões LX e Sport trazem bancos revestidos em tecido preto, enquanto nas demais o acabamento é em couro preto ou cinza.
Na linha 2021, todas as versões passam a ser equipadas com faróis que contam com regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular. A versão de entrada LX traz de série ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão de modo de condução econômico (Econ), vidros elétricos com função "um toque" para subida/descida, câmera de ré, rodas de liga leve de 17 polegadas, transmissão CVT, sistema multimídia de sete polegadas, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, iluminação no porta-luvas e nos espelhos dos para-sóis. O preço da versão LX era de R$ 103.200 e na linha 2021 foi para R$ 107.200.
Já as versões Sport e EX acrescentam o sistema Smart Key (aberturab das portas e partida do veículo sem chave). A partida do motor é feita por meio do botão Push Start. A EX traz ainda saídas de ar-condicionado traseiras e sensor de estacionamento traseiro. A versão EXL ganha um pouco mais de sofisticação, com faróis full LED e auxiliares de neblina também em LED, central multimídia de sete polegadas com botão físico giratório para controle do volume. O preço da versão EX subiu de R$ 113.400 para R$ 118 mil. Já o preço da Sport não foi revelado, visto que a versão só chega em janeiro. Já a versão EXL, o preço foi de R$ 118.700 para R$ 124 mil.
A topo de linha Touring traz os mesmos faróis e multimídia da EXL, mas acrescenta teto solar elétrico, sistema de áudio com 10 alto-falantes e 452 watts, recarga de celular por indução e sistema LaneWatch de monitoramento de ponto cego por meio de câmera. O preço da versão Touring foi de R$ 142.200 para R$ 146.500.
O Honda Civic é um sedã médio que se destaca pelo bom espaço interno, com porta-malas de 525 litros nas versões LX e Sport, 519 litros nas EX e EXL, e 517 litros na Touring. O modelo conta ainda com um nicho com tampa no console central, com capacidade de 7,2 litros, ideal para guardar garrafas com água ou até mesmo um tablet.
No quesito segurança, todas as versões do Civic trazem airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), luz de frenagem de emergência, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna (DRL), lanternas traseiras em LED e sistema de indicação de perda de pressão dos pneus (TPMS).
CONJUNTO MECÂNICO As versões LX, Sport, EX e EXL são equipadas com o motor 2.0 i-VTEC FlexOne, que desenvolve 155cv a 6.300rpm e 19.5kgfm a 4.800rpm com etanol. O propulsor atua em conjunto com a transmissão continuamente variável (CVT), que simula sete marchas que podem ser trocadas por meio das aletas atrás do volante, disponíveis nas versões Sport, EX e EXL.
Já o motor 1.5 de quatro cilindros, com turbo, injeção direta de combustível, variação de tempo de abertura de válvulas (VTC) e válvula wastegate eletrônica, equipa a versão Touring. O propulsor gera 173cv a 5.500rpm e torque 22.4kgfm entre 1.700rpm a 5.500rpm, acoplado a uma nova transmissão do tipo CVT, que promete bom desempenho com baixo consumo de combustível.
O Honda Civic 2021 é vendido nas cores branco tafetá (sólida), prata platinum, cinza barium e azul cósmico (metálicas), preto cristal (perolizada) e branco estelar (perolizada especial). O modelo 2021 tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e já está disponível nas concessionárias.
PREÇOS:
LX R$ 107.200
Sport versão estará disponível nas concessionárias em janeiro/2021
EX R$ 118.000
EXL R$ 124.000
Touring R$ 146.500