UAI

Honda Accord 3.5 V6 - Beleza moderna

Sedã importado impressiona pela tecnologia, segurança e conforto

Publicidade
Foto:

Accord de visual renovado e faróis retangulares grandes está mais moderno

De Sumaré (SP) - Em sua oitava geração, o Honda Accord importado do Japão está mais imponente e com mais tecnologia. O Accord é daqueles carros em que o motorista entra, assenta e encontra logo a melhor posição de dirigir. Mas antes examina o acabamento esmerado desse sedã, que é o mais vendido nos Estados Unidos. Com 4,93 m de comprimento e 2,80 m de distância entre-eixos, o Accord é grande por fora e por dentro.



Além do requinte no acabamento e itens de conforto e conveniência, há controle ativo de ruído pelo sofisticado sistema de som, que tem CD para seis discos e subwoofer. Isso significa menos incômodo no interior do carro. Volante tem comandos de som e de controle de velocidade. Ar-condicionado tem regulagens de temperatura diferentes para motorista e passageiro.

Interior requintado e volante com comandos de rádio e controle de velocidade


Segurança
São seis airbags, controle de estabilidade, encosto de cabeça ativo nos bancos dianteiros, além do sistema ABS de freios. Há cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos. A suspensão é independente nas quatro rodas, sendo a traseira multibraços, o que se traduz por conforto mesmo em piso irregular. Aço de alta tensão é usado na carroceria para dissipar energia em colisão. Faróis são de xenônio, que por lei exige controle automático de altura de facho e lavador para evitar ofuscamento.

Dirigindo
O sistema de direção tem assistência hidráulica e relação variável para agilizar manobras. E há regulagens em altura e distância da coluna de direção. O motor V6 é a novidade principal. A potência aumentou de 240 cv para 278 cv, o torque, de 29 kgfm para 34 kgfm, e a cilindrada passou de 3.000 cm³ para 3.500 cm³. O aumento de potência foi facilmente percebido durante o test-drive realizado entre Garulhos e a fábrica da Honda, em Sumaré, próximo a Campinas. O desempenho é um dos atrativos do carro, apesar de o torque máximo estar disponível em rotação elevada (5.000 rpm). Basta pisar fundo para que o motor encha rapidamente e atinja a velocidade desejada. Em alta rotação, nota-se um pouco de aspereza.

Accord X Concorrentes


Modelo Preço (R$)
Honda Accord V6 EX 144.500
Citroën C5 V6 Exclusive 144.500
Chevrolet Omega CD 3.6 V6 147.500
Toyota Camry XLE 3.0 V6 155.000
Volkswagen Passat 3.2 V6 168.820


O motor tem gerenciamento variável dos cilindros denominado VCM 2 e dessa maneira pode funcionar com seis, quatro ou apenas três cilindros, para economizar combustível e diminuir emissão de poluentes. A transmissão automática de cinco velocidades interpreta o modo de dirigir do motorista e seleciona as marchas, conforme necessidade. As trocas são suaves e praticamente imperceptíveis. Para quem gosta de acelerar, o Accord V6 é um prato cheio. A garantia é de três anos, e o carro custa R$ 144.500.

(*) Jornalista viajou a convite da Honda do Brasil