A Holden, filial australiana da GM, tinha tudo para passar despercebida no Brasil, pois produz basicamente modelos para o mercado local. Não fosse um detalhe: o Omega vendido no Brasil é o Holden Commodore com algumas adaptações para o mercado nacional.
Não é por acaso que a GM do Brasil escolheu um modelo da Holden para ser seu carro de luxo. Assim como os americanos, os australianos gostam de carros grandes, espaçosos e com motores de alta cilindrada. Mas são menos conservadores no estilo e apreciam calibragem de suspensão menos molenga do que os consumidores dos Estados Unidos.
Outra característica em comum é o apreço por picapes e, ao criar sua picape, a Holden não fez por menos. A nova geração da Ute, como é chamada, usa a mesma plataforma do Omega e as linhas são similares. O resultado é um utilitário com cara de carro de passeio, três metros de entre-eixos, cinco de comprimento, e a capacidade de carga chega a 800kg.
Mas, não contentes com o motor V6, similar ao do sedã vendido no Brasil, também desenvolveram a esportiva SS. Só que a SS australiana não tem apenas na maquiagem. Sob o capô está um novo V8 6.0 de 367cv e 54kgfm de torque, que pode ser acoplado aos câmbios manual e automático de seis marchas. Como se não fosse suficiente, as rodas, que normalmente são de 17 polegadas, passaram para 19 polegadas, com pneus 245/40 R19. Outra sofisticação, pouco comum em utilitários, é a suspensão independente nas quatro rodas.
Como se fosse um autêntico esportivo, o modelo também tem controle de tração e estabilidade e entre os equipamentos está a conexão sem fio para telefone celular e sistema de som de 150 watts de potência.
O interior da SS também é exclusivo. Inspirado em carros de corrida, ganhou painel exclusivo, mostradores no console central, sistema de navegação por satélite com tela colorida, bancos envolventes e volante e acabamento interno em couro.
Por fora, além do uso de cores chamativas como vermelho e verde-limão, a versão SS ganhou pára-lamas mais largos, escapamento quádruplo, além do spoiler dianteiro e faróis com máscara negra. Um pacote que inclui estética e mecânica e que deixa pouco espaço até para a imaginação dos personalizadores mais radicais.