UAI

Hilux elétrica é apresentada como protótipo na Tailândia

Modelo vai chegar ao mercado só em 2024, provavelmente com uma carroceria inédita

Publicidade
Dianteira da picape foi toda alterada devido às particularidades da propulsão elétrica
Dianteira da picape foi toda alterada devido às particularidades da propulsão elétrica Foto: Dianteira da picape foi toda alterada devido às particularidades da propulsão elétrica

A Toyota apresentou na Tailândia um protótipo da Hilux elétrica, além de outra caminhonete de menor porte, a IMV 0. Os projetos ainda estão em desenvolvimento, e devem ser apresentados em versão final apenas em 2024, motivo pelo qual ainda existe pouca informação a respeito dos veículos.

Leia: Nova Toyota Hilux híbrida está em fase final de desenvolvimento

A Hilux elétrica foi mostrada sobre a forma de uma caminhonete com cabine simples e uma longa caçamba, ou seja, voltada para o trabalho. Aliás, o bom torque típico dos carros elétricos é uma opção interessante para veículos comerciais, podendo ser totalmente aproveitado sem precisar subir as rotações.

Hilux elétrica deve ser lançada com visual renovado

Toyota Hilux elétrica (Toyota Hilux Revo BEV Concept) branca de lado; caminhonete foi apresentada como protótipo.
Protótipo foi apresentado com cabine simples e uma longa caçamba

Como os seus pares, a Hilux elétrica tem a grade "fechada", já que tem menor necessidade de arrefecimento e nenhuma para aspiração de ar, o que mudou todo o para-choque dianteiro. Os faróis estão ligados por uma barra cromada, enquanto a "portinha" para acessar as tomadas de recarga estão no para-lamas esquerdo.

A Toyota não deu pistas sobre o desempenho do motor elétrico, tampouco sobre a capacidade das baterias. Porém, não é bom se apegar ao design apresentado na Tailândia. É que, quando a Hilux elétrica chegar ao mercado, em 2024, a caminhonete já estará em outra geração.

Uma das missões da Hilux elétrica (oficialmente batizada Toyota Hilux Revo BEV Concept) é ser uma ferramenta para a redução da emissão de carbono pelas empresas. Porém, Akio Toyoda, CEO da Toyota, afirmou que os carros elétricos não são a única maneira para neutralizar as emissões, e citou alternativas como os combustíveis sintéticos e o hidrogênio.

Toyota IMV 0 é caminhonete de menor porte

A outra caminhonete simpática que dividiu o palco tailandês com a Hilux elétrica é a Toyota IMV 0. Trata-se de um veículo menor e, possivelmente, mais barato. Pelo visual, o caminhãozinho poderá ser encarroçado e receber implementos sob medida. Esse projeto também é aguardado para 2024.

As caminhonetes fizeram essa aparição na Tailândia porque o projeto está sendo desenvolvido no país asiático. Além disso, a Toyota celebrou um evento para comemorar os 60 anos de atuação naquele mercado.

  • Testamos o Kwid E-Tech, versão elétrica do compacto

https://www.youtube.com/watch?v=lgIwlcsXt44