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Hennessey apresenta o Venom GT

O novo superesportivo baseado sobre o Lotus Elise é movido pelo mesmo V8 do Corvette mas com potências que podem chegar aos 1.216 cv

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Quem disse que escarafunchar motores V8 podem entreter alguém pelo resto da vida? Que diga a texana Hennessey, que cansou de ser conhecida apenas como uma preparadora e decidiu produzir o seu próprio superesportivo, batizado auspiciosamente como Venom GT. O motor de um carro batizado como "Veneno" não poderia ser menos peçonhento: o conhecido V8 6.2 com compressor volumétrico, que equipa a versão ZR1 do Corvette. O V8 foi preparado para render 735 cv na versão básica, mas com a opção de trocar o tipo de sobrealimentação para dois turbocompressores, o poderio pode subir para 1.013 cv ou até 1.216 cv. O câmbio é feito pela Ricardo e segue a cartilha purista de seis marchas com o bom e velho pedal da embreagem.



Lendo assim pode até parecer que o Venom GT é mais um daqueles esportivos americanos preocupados com o excesso de potência, mas que na hora de fazer uma curva mostra-se desequilibrado. Nada disso. Se na hora de fazer o motor a Hennessey contou com a própria experiência, no momento de projetar o chassi, a marca norte-americana recorreu a toda a experiência da britânica Lotus.

Veja mais fotos do Hennessey Venom GT!

Embora represente um passo além para a Hennessey, o Venom GT foi baseado no Lotus Elise, algo que fica claro nas linhas curvilíneas, que parecem Ter sido esticadas sobre o conjunto mecânico. Construído em fibra de carbono, o modelo pesa 1.071 kg, baixíssimo até para um supercarro. Na versão mais potente, a relação peso/potência é de míseros 1,1 kg por cv, mais comum em motos superesportivas.

O segredo está no uso extensivo de fibra de carbono, material utilizado até nas rodas e nos freios. Quer outro segredo? O carro é produzido na Inglaterra - apenas o motor é texano - nas proximidades do lendário circuito de Silvertone, onde são realizados os testes. Para segurar o míssil terra-terra no chão, a marca seguiu o bom senso e não prescindiu de um controle de tração.

Sob qualquer ângulo: é bastante claro o parentesco com o Lotus Elise



Um grande tempo também foi gasto na afinação aerodinâmica, que conta com uma asa traseira capaz de se ajustar de acordo com as condições, tal como a suspensão, cuja altura varia no compasso da velocidade. Neste projeto, apenas a produção não é veloz, limitada a apenas 10 carros com ano. De acordo com a Hennessey, quatro modelos já foram encomendados.

Veja também o quanto corre o Camaro HPE 700 modificado pela Hennessey.