Quem disse que escarafunchar motores V8 podem entreter alguém pelo resto da vida? Que diga a texana Hennessey, que cansou de ser conhecida apenas como uma preparadora e decidiu produzir o seu próprio superesportivo, batizado auspiciosamente como Venom GT. O motor de um carro batizado como "Veneno" não poderia ser menos peçonhento: o conhecido V8 6.2 com compressor volumétrico, que equipa a versão ZR1 do Corvette. O V8 foi preparado para render 735 cv na versão básica, mas com a opção de trocar o tipo de sobrealimentação para dois turbocompressores, o poderio pode subir para 1.013 cv ou até 1.216 cv. O câmbio é feito pela Ricardo e segue a cartilha purista de seis marchas com o bom e velho pedal da embreagem.
Lendo assim pode até parecer que o Venom GT é mais um daqueles esportivos americanos preocupados com o excesso de potência, mas que na hora de fazer uma curva mostra-se desequilibrado. Nada disso. Se na hora de fazer o motor a Hennessey contou com a própria experiência, no momento de projetar o chassi, a marca norte-americana recorreu a toda a experiência da britânica Lotus.
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Embora represente um passo além para a Hennessey, o Venom GT foi baseado no Lotus Elise, algo que fica claro nas linhas curvilíneas, que parecem Ter sido esticadas sobre o conjunto mecânico. Construído em fibra de carbono, o modelo pesa 1.071 kg, baixíssimo até para um supercarro. Na versão mais potente, a relação peso/potência é de míseros 1,1 kg por cv, mais comum em motos superesportivas.
O segredo está no uso extensivo de fibra de carbono, material utilizado até nas rodas e nos freios. Quer outro segredo? O carro é produzido na Inglaterra - apenas o motor é texano - nas proximidades do lendário circuito de Silvertone, onde são realizados os testes. Para segurar o míssil terra-terra no chão, a marca seguiu o bom senso e não prescindiu de um controle de tração.
Um grande tempo também foi gasto na afinação aerodinâmica, que conta com uma asa traseira capaz de se ajustar de acordo com as condições, tal como a suspensão, cuja altura varia no compasso da velocidade. Neste projeto, apenas a produção não é veloz, limitada a apenas 10 carros com ano. De acordo com a Hennessey, quatro modelos já foram encomendados.
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