UAI

HB20: receita coreana para copiar

Hatch compacto conquista pelas linhas dinâmicas da carroceria, acabamento benfeito, dirigibilidade e desempenho surpreendente do motor flex de três cilindros. Leia o teste

Publicidade
Foto:

Linha de cintura alta e lateral limpa compõem o visual do HB20


Linhas da carroceria com muitos recortes podem se tornar cansativas


O HB20 é o maior desafiante para o campeão do segmento, o VW Gol, que há anos lidera o ranking dos hatches compactos. HB significa Hyundai Brasil e 20, as dimensões/categoria do carro. As linhas fluidas e dinâmicas agradam. Quando parado, sugere movimento. Se o estilo não revoluciona, causa impacto. Mas o excesso de recortes poderá cansar. Faróis e lanternas estão em alto relevo em relação à carroceria.

Chama a atenção no interior o uso de material plástico duro e simples e que não passa sensação de qualidade inferior. Simplicidade é diferente de malfeito. Os encaixes são benfeitos e as aletas de saídas de ar lembram às dos Fords atuais – Fiesta e Ecosport –, posicionadas verticalmente. O volante de quatro raios tem boa pega, regulagens de altura e distância e os comandos de som estão nele. Incomodam a visibilidade lateral traseira ruim, devido à largura da coluna C; e a falta de apoio de cabeça central no banco traseiro, assim como a do cinto retrátil de três pontos para o ocupante do assento central. Pecados em segurança cometidos pelos fabricantes fazem parte da cultura automotiva nacional. Nesse quesito, a Hyundai seguiu a cartilha errada em vez de inovar.


O espaço no banco traseiro é suficiente para dois adultos nas extremidades e uma criança no meio. O porta-malas é o maior entre os concorrentes, conforme aferição do caderno Vrum.

SURPRESAS
Os comandos estão ao alcance das mãos e encontra-se logo a melhor posição de dirigir, apesar de o banco do motorista ter apenas regulagem angular para elevar as pernas. Falta a de altura. Os engates do câmbio são precisos e leves. A suspensão absorve os impactos do piso, evitando desconforto em pisos irregulares até no banco traseiro. A Hyundai teve o bom senso de adotar pneus de perfil alto (série 70), que proporcionam mais conforto; ignorando a moda do perfil baixo, que transfere mais as imperfeições para dentro do carro. Surpreende o desempenho do motor 1.0 flex de três cilindros, o mesmo do Kia Picanto. Nem o ar-condicionado ligado tira o brilho da performance. É claro que deve-se levar em consideração a cilindrada. E nem faz lembrar os tradicionais 1.0 aos quais estamos habituados, pois acompanha o ritmo dos carros de maior cilindrada na cidade e na estrada.

RELAÇÕES
Não há segredo. É que as relações de transmissão muito bem acertadas e diferencial muito curto mantêm sempre o motor na rotação ideal próxima à de torque máximo. Assim, o HB desfaz o mito de motor 1.0 inadequado para a estrada e em cidades de topografia irregular. E o consumo é baixo, com média superior a 8km/l na cidade com etanol e de cerca de 13km/l na estrada dentro dos limites da lei. Nesta versão, o sistema ABS é de série, assim como os airbags frontais.

Era o lançamento mais esperado do ano e o dilema agora é suportar meses na fila de espera para colocar na garagem o hatch coreano que foi eleito pela imprensa especializada o Carro do Ano no Brasil. Até novembro foram vendidas mais de 11 mil unidades.

Volante de quatro raios tem comandos do som e design do painel agrada; pecado no banco traseiro é ausência de itens básicos de segurança



AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
A pintura contém alguns pontos com impurezas e imperfeições. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. A tampa traseira está descentralizada, mas o capô tem montagem razoável. Os para-choques, retrovisores externos, pestanas dos vidros, faróis, lanternas têm boa montagem. REGULAR

Vão do motor
Os itens de verificação constante são de fácil acesso e manuseio. O resultado da insonorização é positivo em relação ao habitáculo. O acesso à manutenção é razoável. O ângulo de abertura do capô é bom. POSITIVO

Altura do solo
Não houve interferências com o solo. Não tem chapa protetora inferior para o conjunto motopropulsor, que tem uma distância segura em relação ao solo. POSITIVO

Climatização
É por comando manual. Apresentou ótimo funcionamento. No painel são quatro os difusores de ar bem divididos e não há específico para os passageiros de trás. A vazão de ar e a angulação das aletas são ótimas. São quatro as velocidades da caixa de ar e cinco as opções de direcionamento do fluxo. Está bem vedado e a rumorosidade de funcionamento é aceitável. POSITIVO

Freios
Estão muito bem dimensionados e calibrados. O ABS tem ótima sensibilidade, assim como o pedal de freio, sem ser imediato demais. Em frenagem de emergência, sobre piso de asfalto seco/molhado e terra batida, apresentou reações homogêneas nos dois eixos e eficiente desaceleração. O freio de estacionamento atuou normalmente. Com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, apresentou boa resistência térmica. POSITIVO

Câmbio
A qualidade de engate é excelente em precisão, maciez, curso da alavanca, pega no pomo e trambulador silencioso. As relações de marchas/diferencial atendem a uma dirigibilidade satisfatória no uso urbano e em rodovias. Em 3ª a 60km/h o motor gira a 3.200rpm, e em 5ª a 110km/h a 3.800rpm. A embreagem é muito macia e tem boa progressividade. POSITIVO

Motor
As retomadas de velocidade sobre piso plano em 3ª, 4ª e 5ª marcha, nas velocidades 60km/h, 80km/h e 100km/h, são bem satisfatórias para motor 1.0, com ar-condicionado ligado. A aceleração é condizente com o peso de 1.007kg e as relações do câmbio. A rumorosidade de funcionamento é baixa. É um projeto moderno e atual, com arquitetura de três cilindros, cabeçote 12V e comando variável, além da construção em alumínio e sistema flex. POSITIVO

Vedação
Boa contra água nos testes dinâmico e estático. POSITIVO

Nível interno de ruídos
Ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim surgem alguns pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico inicia-se a 110km/h e é crescente com a velocidade. NEGATIVO

Suspensão
A estabilidade é ótima com inclinação mínima da carroceria e excelente contorno e precisão em curvas de raios variados, estando o veículo em velocidade. O conforto de marcha satisfaz, favorecido pelos pneus aro 14 da série 70, mas teria ganhos com calibragem específica quando se trafega somente com motorista e passageiro. A indicação é de 32 libras, estando vazio ou carregado. POSITIVO

Direção
A coluna de direção tem ajuste em altura e distância com bom curso, o volante boa pega e a posição de dirigir é muito boa. A precisão na reta e em curvas é excelente. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno são ótimos. O conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre piso irregular misto. Estão muito bem definidas as cargas do sistema assistido para o uso urbano e em rodovias. POSITIVO

Iluminação
Não tem sensor crepuscular. O grupo óptico dianteiro é com parábola simples e apresentou eficiência normal no baixo/alto. Conta com o auxílio de faróis de neblina, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e fácil leitura, assim como o console e interruptores elétricos no painel da porta do condutor. Há luz de cortesia no porta-malas e nos para-sóis. No teto há lanterna dupla integrada com spots fixos na frente e uma lanterna no centro com ótimo resultado em iluminação para veículo deste segmento. POSITIVO

Estepe/ macaco
O estepe, que tem a roda em aço e o pneu igual aos de uso, está acondicionado no porta-malas, no fundo do assoalho. A rosca do pino trava poderia ser do tipo rápida para melhorar o curso. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar o suporte de segurança fixado no painel traseiro para ter acesso ao estepe. POSITIVO

Limpador de para-brisa
Não tem sensor de chuva. As palhetas apresentaram boa qualidade e varrem uma área satisfatória no para-brisa e no vidro traseiro. Os esguichos são eficientes do tipo spray em V no para-brisa, assim como no vidro traseiro do tipo ducha de cima para baixo. É fácil o acesso ao reservatório d’água dentro do vão motor. POSITIVO

Alarme
A chave de ignição é codificada do tipo canivete, com acabamento top, com teclas para travar, destravar e auxílio em estacionamento inseridas nela. Há proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem a volumétrica contra invasão do habitáculo pela quebra dos vidros. A porta do condutor tem função um toque somente para descer. REGULAR

Porta-malas é um dos maiores entre os modelos do segmento



Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é 300 litros e o encontrado foi de 282 litros, com o banco traseiro na posição normal, a tampa do bagagito fechada e fechamento normal da tampa traseira.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
www.danieltecnodan.wordpress.com


Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, de três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, 12 válvulas, com potências máximas de 75cv (gasolina) e 80cv (etanol) a 6.200 rpm e torques de 9,4kgfm (gasolina) e 10,2kgfm (etanol) a 4.500rpm

Transmissão
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas

Suspensão/rodas/pneus
Dianteira, independente, McPherson; e traseira, eixo de torção/5x14 em aço/175/70 R14

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Capacidades
Peso, 1.007 quilos; tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 413 quilos

Equipamentos
De série

Conforto/conveniência – Ar-condicionado, banco do motorista com regulagem angular, computador de bordo, direção hidráulica, gaveta sob banco do motorista, console central com porta-objetos e porta-garrafas, espelho cortesia para passageiro e porta-cartão para motorista, chave estilo canivete com comando de abertura e fechamento das portas e botão pânico, preparação para som, desembaçador do vidro traseiro, porta-malas com iluminação, travas elétricas das portas e porta-malas, vidros elétricos nas quatro portas e do motorista com um toque, volante com regulagem de altura e distância, travamento automático das portas com o veículo em movimento e sistema de som com rádio, CD, MP3, entradas auxiliares, iPod e USB com comandos de áudio no volante, alças de segurança (3) e um gancho para paletó.

Segurança – Airbags frontais, apoios de cabeça com regulagem de altura, fixações Isofix, alarme perimétrico, faróis de neblina, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem).

Aparência – Grade frontal com acabamento cromado, rodas de liga leve 14 polegadas, retrovisores externos na cor da carroceria com repetidores laterais, revestimento das portas dianteiras em tecido, faróis máscara negra e maçanetas na cor da carroceria.

Opcionais
Não tem.

Quanto custa
O Hyundai HB20 tem preço sugerido na versão 1.0 Comfort a partir de R$ 31.995 e a versão testada, 1.0 Style, de R$ 37.995.

Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 9
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 10
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo-benefício 9