Há exato um ano a Ford “atropelou” o mercado automotivo brasileiro com a notícia de que estava encerrando a fabricação de veículos no país, passando a atuar apenas como uma importadora. A medida também encerraria as atividades da Troller meses depois.
Sem a fabricação de seu modelos de volume – Ka, Ka Sedan e EcoSport – a marca caiu de 139.255 emplacamentos, em 2020, para 37.778, em 2021, diferença superior a 100 mil veículos. A participação da marca no mercado brasileiro foi de 7,14% (5º colocado) para 1,91% (11º lugar).
Se levarmos em conta que os extintos Ka, Ka Sedan e Ecosport ainda venderam juntos 13.366 unidades em 2021, o tombo da marca promete ser ainda pior.
Emplacamentos dos principais modelos da Ford em 2021
- Ranger - 20.449
- Ka - 8.464
- EcoSport - 2.992
- Territory - 2.231
- Ka Sedan - 1.910
- Bronco Sport - 1.053
- Mustang - 485
IMPORTADOS Com a saída dos modelos nacionais, a marca ficou com a picape Ranger (vinda da Argentina), o Territory (da China), Mustang (Estados Unidos) e Edge ST (Canadá), sendo que esse último não durou muito em linha por aqui.
Desde o anúncio da saída, a marca passou a importar o Bronco Sport (do México) e a nova geração da Transit (montada no Uruguai).
Para 2022, a picape Maverick já foi confirmada. Ainda são esperados a picapona F-150 e o SUV elétrico Mustang Mach-E.
IMPACTO O fechamento da planta de Camaçari (BA), onde era produzida a linha Ka e o EcoSport, de Taubaté (SP), que fabricava motores e transmissões, e Horizonte (CE), da Troller, provocou a demissão de cinco mil funcionários diretos.
Dos 283 concessionários que a marca tinha há um ano, restam apenas 110 autorizadas no país.
A marca calculou em 4,1 bilhões de dólares (o equivalente a quase R$ 23 bilhões) o custo para deixar de fabricar veículos no Brasil, quantia usada para indenizar funcionários e concessionários, além de devolver incentivos fiscais e empréstimo tomados junto ao BNDES.
PIONEIRA A Ford foi a primeira fábrica de automóveis a se instalar no Brasil, passando a montar o modelo T em 1919, ano em que a filial brasileira foi criada pela Ford Motor Company.