Antes mesmo de completar seis meses de mercado, o Renault Kwid já traz em seu currículo nada menos que três recalls. Ao longo da semana, o fabricante anunciou a mais nova convocação, referente à substituição do berço do motor. De acordo com a Renault, uma não conformidade de execução por parte de um fornecedor pode ocasionar o rompimento da solda do berço do motor, causando perda da dirigibilidade e risco de acidente.
O recall envolve 1.918 unidades, fabricadas entre 9 e 16 de setembro de 2017, com os chassis de JJ003408 a JJ998344 (não sequenciais). A verificação e troca do componente tem duração prevista para 3 horas e 30 minutos. De acordo com a Renault, outras informações podem ser obtidas com o Serviço de Atendimento ao Cliente, no telefone 0800-0555615 ou pelo site www.renault.com.br/servicos/recall.
OUTROS No dia 21 de novembro do ano passado, o fabricante francês começou a atender em sua rede de concessionárias a outros dois recalls. Um deles com risco de vazamento de combustível, uma vez que a montagem errada favoreceu a perfuração de um tubo. O recall envolveu 16.798 unidades, fabricadas entre 1º de março de 2016 e 27 de setembro de 2017, dos chassis (não sequenciais) HJ524902 até JJ999218.
Na outra ocorrência, 21.802 unidades do Kwid foram convocadas devido à possibilidade de trincas no sistema de freio, que poderia ocasionar ineficiência de frenagem, travamento das rodas e perda de dirigibilidade, com risco de acidente. O reparo tem a duração de até um dia. As unidades envolvidas, fabricadas entre 1º de março de 2016 e 2 de novembro de 2017, têm os chassis (não sequenciais) de HJ524902 até JJ999218.
FALTA TRANSPARÊNCIA Vale lembrar que, no projeto do Kwid, o fator preço teve um peso determinante, o que naturalmente influenciou a escolha dos fornecedores. Por este motivo, criou-se um interesse especial a respeito da qualidade do veículo em todos os aspectos. Também vale registrar a postura pouco transparente da Renault quanto aos vícios apresentados pelo modelo. No dia 1º de setembro do ano passado, com informações de fonte ligada à marca, esta reportagem questionou se havia algum problema no sistema de freio do Kwid. A Renault afirmou que não, apesar de ter anunciado o recall do freio citado acima quase três meses depois.
NA PAREDE Ainda assim, o Kwid fabricado no Brasil não repetiu o vexame do modelo indiano quanto à segurança, tendo obtido três estrelas (de cinco possíveis) para proteção a adultos e para crianças nos testes de impacto do Latin NCAP. Claro que o resultado não é satisfatório, mas já é uma evolução do projeto. No Brasil, o modelo ganhou série de reforços estruturais (que acrescentaram 140 quilos ao veículo), além de equipá-lo com airbags frontais, laterais e sistema Isofix para fixação de assentos infantis.