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GT3 - Fúria nas pistas

Campeonato de supercarros no Brasil terá entre os destaques o Aston Martin DBRS9, incrível bólido equipado com motor V12, de 550 cv e 63,7 kgfm de torque

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A temporada 2008 do Brasil GT3 Championship, campeonato de supercarros, reserva bem mais do que adrenalina para os amantes da velocidade. Dos 23 carros inscritos, alguns merecem atenção especial, seja pela eficiência do conjunto mecânico seja pelas belas formas da carroceria. É o caso do Aston Martin DBRS9, bólido da equipe portuguesa Simonelson Motorsport, que, este ano, participa da competição.

O modelo DBRS9 foi apresentado em 2005, para competir em provas de alto nível de exigência na Europa. O carro reúne características do modelo de produção DB9 e do DBR9 da GT1, bólido que agrega o que há de mais avançado em termos de tecnologia do Gran Turismo. O chassi de alumínio é o mesmo da versão de rua, e o santantônio especial garante a segurança do piloto.

O coração do DBRS9 foi especialmente preparado pelos engenheiros da Aston Martin Racing, braço esportivo da marca. Trata-se de um propulsor V12, mapeado para o uso de gasolina de 98 octanas (sem chumbo), que desenvolve 550 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 63,7 kgfm a 5.500 rpm. O escapamento e os coletores são especiais para competição. Em relação ao DB9, o bólido da GT3 tem cerca de 20% a mais de potência e 480 quilos a menos de peso. Com isso, os engenheiros conseguiram aumentar significativamente a relação peso/potência. A carroceria é feita com painéis de carbono e janelas de policarbonato, que ajudam a reduzir o peso total do carro.

Transmissão
O câmbio do Aston Martin DBRS9 é de seis velocidades, com engate em H e relação de marchas mais curta, ideal para esse tipo de competição. A transmissão pode ser transformada em seqüencial de corrida. O carro tem altura do solo reduzida e suspensões com braços triangulares, amortecedores reguláveis e molas mais duras.

Aerofólio regulável traseiro otimiza a aerodinâmica, mantendo o carro colado no chão


Para tornar o carro mais rápido e prático nas pistas, a Aston Martin adotou algumas medidas que proporcionam vantagens para a equipe e pilotos: os bancos Recaro Hans e o volante são facilmente ajustáveis; os painéis da carroceria, removíveis; e o chassi, modular. Há ainda pacote de peças sobressalentes, facilitando o trabalho de manutenção na pista ou na oficina.

Mas trata-se, acima de tudo, de um carro de alto desempenho. Sua agressividade esportiva fica explícita com o divisor dianteiro em fibra de carbono e a asa traseira ajustável, que regulam a aerodinâmica. Para segurar a fera, enormes discos de freio (380 mm na dianteira e 313 mm na traseira) de competição da Brembo. As rodas de alumínio OZ são calçadas com pneus 29/65 R18 (dianteiros) e 31/71 R18 (traseiros). O carro tem 4,73 m de comprimento, entre-eixos de 2,74 m, tanque com capacidade para 100 litros e pesa 1.280 quilos.

Apesar de toda a tecnologia avançada, o Aston Martin DBRS9 terá muito trabalho nas pistas, pois vai enfrentar modelos como Ferrari F430, Lamborghini Gallardo, Ford GT, Dodge Viper Competition e Porsche 997 GT3. A primeira etapa do Brasil GT3 Championship será em Curitiba, em 20 de abril.