UAI

Greve na Volkswagen diminui estoques e já faltam modelos nas revendas

Paralisação gera problema para lojas, que têm dificuldades para reservar e entregar alguns modelos. Recesso também causa transtorno na Ford

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Greve na Volkswagen diminui estoques e faltam modelos nas revendas
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação



Enquanto os trabalhadores da fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), mantêm greve que já dura nove dias, as concessionárias da marca começam a sentir os efeitos da paralisação das linhas de produção. Alguns clientes não conseguem ao menos fazer a reserva de determinadas configurações dos modelos Gol, Saveiro e up!. A situação é pior pelo fato de a greve dos trabalhadores ter se iniciado imediatamente após a volta do recesso de fim de ano, que começou em 20 de dezembro, fazendo a fábrica adiar ainda mais a data de entrega de veículos aos revendedores.

Para Carlos Eduardo Martins, gerente de vendas da concessionária Recreio, na Região Centro-Sul de BH, o quadro só não é mais grave porque 2014 foi um ano fraco em vendas, deixando os pátios mais cheios, e é esse estoque que as lojas estão usando para que nem todos os clientes que vão às concessionárias com intenção de compra voltem para a casa com as mãos vazias. Porém, os modelos mais vendidos atualmente pela marca já estão em falta. O estoque de apenas seis unidades da Saveiro Cross deverá acabar em uma semana, segundo o gerente.

Para atender a demanda até o fim do mês, a loja deveria contar com pelo menos 20 unidades da picape. “A luz amarela já acendeu, e, se a greve continuar, vamos acender a luz vermelha”, explica Martins, que destacou também que só conseguiu manter o estoque mínimo por ter feito uma compra maior da fábrica no ano passado para antecipar a procura de janeiro por unidades ainda com o desconto do IPI, que volta a ser cobrado integralmente para os modelos fabricados em 2015.

Espera

Nas concessionárias Carbel e Garra, já não há nenhuma unidade da Saveiro e a espera é de pelo menos 45 dias para a entrega, mesmo assim, sem garantia de data por causa da paralisação da linha de montagem. Também há dificuldade para encontrar os modelos Gol 1.6 e a versão Take do compacto up!. “As vendas em dezembro melhoraram 20% em relação a novembro, e esse ritmo de crescimento era esperado também para janeiro, mas a greve vai atrapalhar”, informou André Corrêa Nunes, gerente da Carbel, que prevê prejuízo ainda maior em fevereiro, quando todo o estoque de 2014 estará zerado. Problema similar enfrenta a Mila, na Pampulha, que já não consegue atender os clientes que procuram pela Saveiro Cross.

Na Ford, a falta de carros já era esperada pelo recesso de fim de ano nas linhas de montagem de Camaçari (BA), de onde sai o novo Ka, e na Grande São Paulo, onde é produzido o Fiesta. Segundo a concessionária BH For, a empresa já previa certa dificuldade na oferta dos dois modelos pela alta procura e pelo recesso dos funcionários das fábricas, mas admite que, em um cenário de greve, consumidores terão grande dificuldades em comprar Ka e Fiesta.