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Gol e Voyage 2013 - Surpresa já esperada

Hatch surpreende com motor 1.0 e o sedã compacto agrada pelo design, mas está atrás dos concorrentes por causa do limitado espaço traseiro.

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De Florianópolis  - A maior surpresa no lançamento dos novos Gol e Voyage foi mesmo o visual dos modelos. Se a mudança na aparência foi minimizada, a parte mecânica não fugiu da linha.

O que fazer para atualizar um modelo e mantê-lo competitivo diante os concorrentes? A Volks apostou na renovação do visual e na manutenção do confiável conjunto mecânico.

 

 

Veja a galeria de fotos dos novos Gol e Voyage

Os motores 1.0 e 1.6 mantiveram os mesmos valores de potência. No caso do VHT 1.6, houve uma diminuição de atritos dos componentes do bloco, mudança quase imperceptível ao condutor. Já o 1.0 está 4% mais econômico, segundo a Volks. O segredo está em peças mais leves, como as bielas com superfície revestida em carbono para diminuir o atrito, além de molas mais flexíveis. O coletor foi projetado para atuar em conjunto com um novo perfil do comando de válvulas, para encher os cilindros de ar mais rapidamente em baixas rotações.

Dessa forma, na faixa entre 1.000 rpm e 3.000 rpm, existe mais torque disponível, possibilitando as trocas de marchas em rotações mais baixas.

As mudanças estéticas no Gol foram limitadas às extremidades. Lateral permanece a mesma de 2008


Ao volante, percebemos o bom fôlego do motor 1.6, que rende 101 cv quando abastecido com gasolina e 104 com etanol. No trecho de 80 quilômetros dentro da ilha de Florianópolis, pegamos trechos de serra que mostrou o já conhecido vigor do motor VHT 1.6. A agilidade do compacto está relacionada também com o perfeito escalonamento das relações de transmissão, que permitem total aproveitamento do torque do motor, que surge em baixas rotações.

Outro ponto que merece destaque, é a dirigibilidade, embora esse mérito não seja novidade para o G5, que herdou essa característica do seu irmão mais sofisticado, o Polo. Com engates macios, justos e precisos, o premiado câmbio manual, deposita grande contribuição para o prazer ao volante.

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Acabamento
O Vrum dirigiu na capital catarinense a versão Power, top da gama, com diversos itens opcionais, como bancos revestidos em couro, rodas de liga leve aro 16 polegadas, sensor de estacionamento. O acabamento é apenas bom e não merece aplausos. Quando o Gol G5 foi lançado em 2008, essa mesma versão Power (e o Trend com pacote opcional de acabamento diferenciado) ofertava maçaneta interna de aço escovado, um requinte raro aos populares. O G5 2013, mesmo equipado com todos os opcionais disponíveis pela fábrica, oferece a peça em plástico que imita o metal.
Por outro lado, o Gol Power e o Voyage Comfortline dispõe de luzes cortesias nos para-sóis (motorista e passageiro) e luzes de leitura para quem vai no banco traseiro. O volante multifuncional é uma comodidade a mais ao condutor. Nele, temos acesso aos ajustes do sistema de som e do computador de bordo I-System.

O novo sistema de som vem menos completo que o antigo aparelho. Agora, não há slot para SD card, apenas entradas auxiliar, USB, para CD e conexão Bluetooth.

Voyage Comfortline e Gol Power contam com rodas de liga aro 16 como opcionais

 

Para os modelos equipados com sensor de estacionamento, além do 'bip' paara ajudar nas manobras, o display exibe a silhueta da carrceria se aproximando do obstáculo, que é representado por barras que aparecem na medida em que o carro chega próximo ao objeto.

 

Voyage

O sedã mantém as mesmas características do Gol. Ao contrário da Fiat, que quis ditanciar o Siena do Palio, a Volks parece fazer questão de escancarar a semelhança entre os irmãos. Isso pode acabar prejudicando o sedã compacto, pois ele concorre no mercado com modelos que estão à sua frente, com plataformas mais modernas, que aproveitam melhor o espaço para bagagens e passageiros, como Renault Logan, Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e Fiat Grand Siena.

Na direção no trânsito urbano nada mudou e o sedã da Volks continua agradável, pelo menos para o motorista. Os passageiros que viajam atrás, vão com o mesmo desconforto de um hatch compacto. A versão mais sofisticada do Voyage, a Comfortline, conta, entre os opcionais, com apoio de cabeça central no banco de trás. A versão Power do Gol também incluiu em sua lista de opcionais o item que deveria ser de série dada sua importância.

No Voyage, lanterna traseira dupla invade a tampa do porta-malas



Por falar em segurança, somente as versões mais caras dos dois modelos contam com airbag duplo frontal e freios ABS de série e se mantém opcional nas versões de entrada. Aliás, nos dois modelos, quase tudo é opcional. As versões básicas continuam com uma lista bem enxuta de itens de série.

Bluemotion
A versão que nasceu no Polo já integra a família Gol. Com um pacote de eficiência na economia de combustível, a Volkswagen diz que o consumo chega a ser até 8% menor, mas para testar a veracidade da afirmação, seria necessário testar o carro por alguns dias.

Rodamos com o Gol Bluemotion, disponível nessa versão apenas com motorização 1.0. Para um motor pequeno, ele surpreendeu durante o percurso, com respostas ligeiramente mais rápidas do que seus concorrentes de mesma potência. Um indicador no computador de bordo avisa ao motorista a marcha ideal para cada situação. As mudanças no propulsor 1.0 se tornaram ainda mais claras quando o display apontava a marcha seguinte mesmo com o motor em baixa rotação. Nessa versão, Gol e Voyage são calçados com pneus “verdes” nas medidas 175/70 R14, com menor resistência à rolagem. Eles são mais duros e uma das queixas dos motoristas que possuem um Volkswagen da linha Bluemotion é do desconforto das irregularidades do solo que são transferidas para o interior.


Pelo que percebemos em nosso test-drive, a Volks tomou conhecimento das reclamações e corrigiu o problema para o Novo Gol. Agora, o hatch com o pacote Bluemotion roda macio e consegue absorver bem essas irregularidades. A unidade avaliada pelo Vrum é dotada com todos os opcionais disponíveis para a versão. Volante multifuncional, airbag duplo, ar condicionado, direção hidráulica e o novo som com acabamento black piano apenas passam uma ideia de veículo mais requintado. Mas aquilo tudo é opcional. A versão básica de verdade, não estava disponível para a impensa.

 


Saveiro e Gol Rallye
A Volkswagen não disse quando vai atualizar a picape Saveiro e o Gol Rallye, mas os modelos continuam em produção como estão hoje, mas a reestilização para eles é apenas uma questão de tempo.

Preços (a partir de)
Gol 1.0 R$ 27.990
Gol 1.6 R$ 31.800
Gol 1.6 I-Motion R$ 34.490
Gol Power R$ 38.290
Gol Power I-Motion R$ 40.890
Voyage 1.0 R$ 29.990
Voyage 1.6 R$ 34.590
Voyage 1.6 I-Motion R$ 37.190
Voyage Confortline R$ 40.890
Voyage Confortline I-Motion R$ 43.490

Luzes traseiras seguem o mesmo padrão do Fox