Quem for ao Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, no mês quem, vai conhecer os lançamentos de várias montadoras do mundo. Entre eles, já está confirmada a apresentação da terceira geração do Renault Laguna. O modelo começa a ser vendido ainda neste semestre, na Europa, porém o preço não foi divulgado. Segundo informações da empresa, não há previsão de chegada do veículo no Brasil.
Serão duas versões do lançamento: Sedã e Sport Tourer (perua). Ambas podem ter câmbio manual ou automático, com seis velocidades, e três alternativas de acabamento: Dynamique, Expression e Privilège.
O novo Laguna oferece cinco opções de motorização. Movido a gasolina, há o motor 1.6 16V, com 111 cavalos de potência, o 2.0 16V, de 142 cv, ou 2.0 16V turbo, de 172 cavalos. A Renault planeja a versão top de linha do Laguna com propulsor V6. Já os motores a diesel são o 1.5 dCi, também com 111 cv, e o 2.0 dCi, que se estende em três variantes de 131, 152 e 177 cv.
Segurança é o que não falta no Renault Laguna. Freios a disco nas quatro rodas, com o uso do sistema ABS, e o controle eletrônico de estabilidade (ESP) são alguns dos itens que equipam o veículo. O pacote de opcionais disponibiliza o sistema GPS, controle automático da pressão dos pneus, tecnologia Bluetooth, faróis bi-xenon direcionais, entre outros equipamentos. No interior do carro, a Renault desenvolveu um dispositivo de isolamento acústico, visando proporcionar uma sensação de silêncio para quem estiver dentro carro.
O Laguna Sedã tem 4,69 metros de comprimeto e a perua 4,80m. Há três opções de medidas das rodas: a primeira é de 16 polegadas (195 e 205/60), a segunda de 17 (215/50) e a última de 18 (225/45). Todas elas variam de acordo a motorização. Com a terceira geração do Laguna, a Renault tem a intencão de repetir o sucesso das anteriores. De acordo com os dados da empresa, já foram vendidas cerca de 2,3 milhões de unidades do Laguna em 13 anos.