UAI

General Motors - O último nó na gravata

Governo norte-americano segura as pontas da gigante de Detroit, mas exige mudanças na principal característica, que é, desde a criação, diversidade para todos os gostos e bolsos

Publicidade
Foto:

Quando criada, em 1908, o intuito da General Motors era unir as principais fábricas de automóveis dos Estados Unidos, sendo que até a Ford foi chamada para participar. Buick, Oldsmobille, Cadillac, GMC, Chevrolet, Saturn, Saab, Opel, Vauxhall, Daewoo, Holden, Hummer e Pontiac, além de outras marcas já extintas, formaram aquela que durante um século foi o símbolo absoluto do estilo de vida americano. Mais do que qualquer outro produto, captou a essência (e por que não os erros?) do american way of life. No ano de seu centenário, perdeu a liderança mundial de vendas para os japoneses da Toyota e, no início da semana, teve a falência decretada, o que significa um plano de restruturação e saneamento. A Hummer já foi vendida para os chineses, a Pontiac teve seu fim anunciado e várias outras estão sendo negociadas. A intenção é ficar apenas com quatro: Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC.

Veja outros carros da história da marca!

Juntando os cacos, resta um prejuízo acumulado entre 2005 e 2009 de US$ 88 bilhões e 244.500 funcionários espalhados pelo mundo, sendo que nas décadas de 1970 e 1980 o contigente chegou a 800 mil. É, até agora, o capítulo mais grosso - e mais complexo - de qualquer enciclopédia do automóvel já escrita e que venha a ser escrita durante um bom tempo. Veja na linha do tempo abaixo um pouco da história.

. Em pedido de concordata, GM diz ter US$ 173 bi em dívida
. GM do Brasil manterá investimentos previstos até 2012
. GM manterá os empregos no Brasil até o final de junho

Linha do Tempo

1908 - Criada a GM, quando o empresário Willian Durant, já dono da Buick, compra a Oldsmobile. A Cadillac foi comprada no ano seguinte.

1912 - Cadillac inicia a partida elétrica.

1921 - GM conquista 12% do mercado de automóveis dos EUA.

1923 - Alfred Sloan se torna presidente do grupo e durante a década de 1920 desenvolve a estratégia de diferentes produtos em cinco marcas - Buick, Pontiac, Chevrolet, Oldsmobile e Cadillac - para diferentes tipos de compradores e bolsos. Sloan liderou a companhia até 1956.

1925 - GM Compra a Vauxhall, montadora britânica, e começa a expansão no mundo, com operações na Alemanha, França, Argentina e Brasil.

1929 - Compra 70% da alemã Adam Opel.

1937 - Primeiro contrato com a United Automobile Workers, sindicato dos trabalhadores.

Pontiac GTO Conversível 1964, Chevrolet EV1 1996 e Volt 2008


1937 - Harley Earl lidera o departamento de estilo da GM e começa a mudar o desenho dos carros americanos, se afastando dos formatos quadrados e puramente funcionais, tornando-os mais compridos e mais baixos.

1942 - Durante a guerra, suspende a produção para os civis e se dedica aos veículos militares.

1948 - Divisão da Cadillac introduz o primeiro modelo estilo rabo-de-peixe, que se tornaria uma tendência nos anos 1950.

1954
- Domina 54% do mercado dos EUA e chega à marca de 50 milhões de carros.

1964 - Pontiac GTO Tempest, com motor V8, inaugura a era dos Muscle Cars, criando outra tendência.

1965 - Crítica de Ralph Nader ao Corvair, que foi lançado em
1960 na tentativa de concorrer com modelos menores europeus, mas foi um fracasso.

1975 - GM foi a primeira a usar conversores catalíticos.

1977 - Em resposta à crise de energia, consumidores passaram a procurar carros menores, colocando os japoneses no mapa. Os grandes sedans ficaram menores, revertendo a tendência de carros cada vez maiores e mais pesados. Com isso, a GM começa a perder mercado na década de 1980.

1980
- Participação de mercado da GM cai de 45%, em 1980, para 35%, uma década depois. A queda nas vendas domésticas levaram a companhia à primeira perda líquida em 59 anos.

1985 - A companhia fez parceria com a Toyota para construir o Chevrolet Nova e o Corolla, na Califórnia.

1989 - Acordo com a Saab.

1996 - GM gasta US$ 1 bilhão durante quatro anos para testar o EV1, carro elétrico que rendeu apenas 800 unidades, alugadas aos consumidores por três anos. Ao final do programa, quase todos os veículos retornaram à GM ou foram destruídos.

1998
- Funcionários fazem greve de sete semanas.

1999 - GM compra a Hummer.

2002 - GM investe pesado em SUVs grandes, como Cadillac Escalade e Chevrolet Suburban. Sempre trazendo novos modelos quando as vendas caem.

2008 - Completa 100 anos. Registra US$ 30,9 bilhões de prejuízo. Em dezembro, pede ajuda ao governo, junto com a Chrysler, de US$ 34 bilhões. Perde a liderança mundial em vendas para a Toyota.

2009 - Recebe ajuda financeira do governo norte-americano; assume o compromisso de restruturar-se; anuncia 10 mil demissões; fecha mais cinco fábricas; demite Rick Wagoner, que foi presidente da companhia por nove anos; anuncia o fechamento da marca Pontiac; vende a Hummer para os chineses e anuncia o fechamento de 2,6 mil revendas até culminar com o pedido de falência.

Assista à reportagem da BBC: GM pede concordata nos EUA

Veja algumas etapas da crise da General Motors e de outros problemas mundiais

. Obama: colapso da GM e da Chrysler seria devastador
. Tesouro dá prazo até 10/07 para venda de ativos da GM
. General Motors pedirá concordata amanhã, diz WSJ
. Venda da Chrysler à Fiat será definida segunda-feira
. Governo alemão aprova venda da Opel à Magna
. Trabalhadores da GM fazem concessões para tentar salvar empregos nos EUA
. Sindicato UAW aceita novo acordo trabalhista com a GM
. GM melhora oferta para credores de dívida de US$ 27 bi
. Obama diz que GM e Chrysler sairão mais fortes da crise
. EUA liberam US$ 4 bi para GM e US$ 757 mi para Chrysler
. Obama anuncia limites para emissões de veículos
. GM vai fechar mais de mil concessionárias nos EUA
. GM tem prejuízo de US$ 6 bilhões no 1º trimestre
. Volkswagen apoia uma fusão com a Porsche
. Com Opel, Fiat quer criar 2º maior montadora, diz presidente
. Fiat confirma interesse na compra da Opel
. Fiat discute na Alemanha proposta de compra da Opel
. Executivo da Fiat revela interesse em acordo com a Opel
. Vendas da Chrysler caíram 48% em abril nos EUA
. Chrysler pedirá à Justiça aprovação de empréstimo
. Concordata da Chrysler prevê aliança com Fiat
. Obama confirma concordata da Chrysler
. Montadora Chrysler vai pedir concordata, diz Casa Branca
. GM quer governo dos EUA como seu maior acionista
. Com nova reestruturação, GM demitirá 21 mil nos EUA
. GM recebe US$ 2 bi em capital de giro do Tesouro dos EUA
. GM planeja parar 13 fábricas na América do Norte
. GM e Chrysler devem receber mais US$ 5,5 bilhões dos EUA
. GM precisa de mais US$ 4,6 bi do governo dos EUA
. Tempo não está a favor para 'evitar concordata', diz presidente da GM
. Ações da GM em baixa pelo temor de concordata
. Governo americano quer GM preparada para pedido de falências
. Autoridades estudam falência sob controle para GM
. Possível falência da GM não ameaçaria Opel
. EUA querem mais concessões para a GM e Chrysler
. EUA lançam programa de US$ 5 bi para autopeças
. GM admite fechar fábricas e lançar novo PDV nos EUA
. Obama estabelece prazos restritos para montadoras se restruturarem
. GM, Ford, Chrysler, gigantes centenários de meio milhão de funcionários