A General Motors anunciou nesta segunda-feira o investimento de US$ 500 milhões na Lyft, aplicativo de caronas remuneradas que é rival da Uber. Em contrapartida ao investimento, a GM passa a ter direito a um assento no conselho da Lyft, que foi fundada em 2012 e tem valor estimado em US$ 5,5 bilhões.
O investimento da montador americana vai incluir o desenvolvimento de novas tecnologias, em especial a criação de um aplicativo de transporte de passageiros através de veículos autônomos.
De imediato, a General Motors deverá será a marca preferencial para quem deseja ser motorista da Lyft. Em contrapartida, os motoristas terão acesso ao serviço de concierge OnStar melhorando tanto a vida do dono do veículo, como dos passageiros do aplicativo.
“Trabalhando com a GM, a Lyft vai continuar a desbravar novas experiências de transporte que fornecem mudanças positivas para nossas vidas. Juntos, vamos construir um futuro melhor, redefinindo o conceito tradicional de propriedade de um veículo”, declarou (filosoficamente) John Zimmer, presidente e co-fundador da Lyft.
O aplicativo está disponível em 190 cidades americanas e promete até U$ 35/hora de remuneração aos motoristas. A tarifa dos passageiros é semelhante ao do Uber: o valor é calculado de acordo com a demanda e o pagamento pago pelo aplicativo através do cartão de crédito.
"Vemos o futuro da mobilidade como conectada, sem fio e autônoma. Com GM e Lyft trabalhando juntos, acreditamos que podemos colocar essa visão em prática mais rápido”, declarou em nota Dan Ammann, presidente da GM.