Pouco conhecida fora dos Estados Unidos, a Buick sobreviveu a crise no grupo General Motors graças ao grande prestígio que goza no gigantesco mercado chinês, onde vendeu 447 mil modelos em 2009. No país oriental, a marca é sinônimo de GM. E, justamente para prestigiar este que é o maior mercado da Buick, a subsidiária Shanghai GM (joint venture entre a companhia e a chinesa SAIC) revelou as primeiras imagens do Excelle GT. O novo sedã médio é construído na mesma plataforma Delta II do Chevrolet Cruze (que será produzido em breve no Brasil) e do Opel Astra europeu.
O estilo é moderno, ainda que tenha toques clássicos como a ampla grade com barras verticais cromadas característica dos Buicks. A lateral é demarcada por vincos nas portas, encimados por uma linha de cintura bem definida. Uma pequena janela lateral à frente das portas dianteiras e outra janela espia na coluna C dão um ar menos sisudo ao conjunto, tal como a traseira elevada.
A base mecânica do Excelle GT é atualizada. Em matéria de motorização, estarão disponíveis dois motores quatro cilindros Ecotec. O mais manso é um 1.8 16V de 145 cv, o mesmo que movimenta o Cruze. E o mais feroz é uma versão turbocomprimida 1.6, que entrega 181 cv. Longe de ficar restrito a China, o modelo também será lançado em breve nos Estados Unidos.