
Nossa reportagem ouviu proprietários de automóveis em um posto  de gasolina na Região Sul de Belo Horizonte para saber se os motoristas  sabem a diferença entre as gasolinas comum e a aditivada. O resultado  não foi nada animador, principalmente quando o segundo questionamento  era sobre as características da gasolina de alta octanagem, mais  conhecida como premium.
 
ADITIVADA Ricardo Bock,  professor de engenharia mecânica da Fundação Educacional Inaciana  (FEI), explica a diferença entre esses tipos de gasolina. “A aditivada  nada mais é que um combustível comum com a adição de um detergente que  vai deixar o sistema de alimentação do veículo mais limpo, compreendendo  componentes como o tanque de combustível, a bomba, o filtro, a própria  linha de combustível e o sistema de injeção”, conclui. 
Bock  alerta os motoristas que compram um veículo com 10, 15 anos de uso e  querem cuidar bem do carango usando o combustível aditivado. Ao longo do  tempo, devido ao uso de combustível adulterado, no fundo do tanque de  combustível vai se formando um resíduo. Segundo o professor, não raro o  aditivo retira esse polímero, que é sugado pela bomba e acaba obstruindo  o filtro. Nessa situação, se o motorista perceber o carro falhando, o  melhor é levá-lo ao mecânico para, no mínimo, substituir o filtro e  lavar o tanque. Caso contrário o prejuízo pode ser maior, afetando  também a bomba. Por isso, Bock recomenda preventivamente aos caprichosos  pelo menos a limpeza do tanque e a troca do filtro.
PREMIUM Já  sobre a gasolina premium, de alta octanagem, ninguém passou nem perto.  Por suas características, explica o professor, o uso da gasolina de alta  octanagem é mais indicada para veículos importados, que têm taxa de  compressão maior que as comumente usadas no Brasil. Se você tem um  automóvel desse tipo e não usa gasolina premium, o que acontece? Segundo  Bock, nada demais. Assim como nos carros flex, o sistema de injeção de  combustível vai se autorregular eletronicamente, adotando um novo  gerenciamento do ponto de ignição, dosagem de combustível, etc. Mas o  aproveitamento máximo do desempenho do motor vai por água abaixo,  perdendo em performance. 
	
 
                                