UAI

Gallardo LP 560-4 Spyder - Pura ventania

Lamborghini escolheu a ensolarada Califórnia para apresentar modelo conversível do carro mais apimentado da marca italiana, que tem motor V10 5.2, de 560cv de potência

Publicidade
Foto:

Quase um ano depois do lançamento do cupê Gallardo LP 560-4, a Lamborghini resolveu lançar o modelo conversível do superesportivo, que é a opção mais brava da marca italiana, atualmente pertencente ao grupo Volkswagen. E escolheu o local e o clima certo: o Salão de Los Angeles, no ensolarado estado da California, nos Estados Unidos. Mas, para prestigiar o público norte-americano, a marca também expôs o conversível no gelado Salão de Detroit, em janeiro, quando os termômetros chegaram a registrar 15 graus negativos.

O visual é praticamente o mesmo do cupê. Suas linhas ressaltam o porte "atlético" do carro, misturando a elegância de um tradicional esportivo com a ousadia herdada de outros modelos (Murciélago LP640 e Revénton) e conceito (Miura) da marca. A frente é característica da marca que tem como fetiche o touro: duas grandes entradas de ar de cada lado, unidas por um spoiler com função aerodinâmica; faróis embutidos, com lâmpadas bixenônio e 15 LEDs, arranjados em forma de Y; e o para-brisa bastante inclinado, e reforçado nesse modelo (conversível).

A traseira foi redesenhada, em relação à do cupê. Destaque para novas lanternas com luzes de LED, o pára-choque, os difusores de ar embaixo do carro e as entradas de ar do motor (característica da marca). De perfil, chamam a atenção o apurado trabalho aerodinâmico e a capota curta de lona, que tem um sistema (composto por um motor elétrico, seis cilindros hidráulicos e dois atuadores elétricos), que permite a abertura/fechamento em apenas 20 segundos. Como todo bom esportivo, o Gallardo LP 560-4 Spyder tem grandes rodas de liga (de 19 polegadas), com pneus de perfil bem baixo (235/35 ZR 19, na dianteira, e 295/30 ZR 19, na traseira).

Pacote

A traseira foi redesenhada, em relação ao cupê, com destaque para as novas lanternas; e o interior tem um bom pacote de itens de conforto

O novo Spyder tem bom pacote de equipamentos (de série e opcionais) de conforto e segurança, principalmente para um esportivo. O modelo tem bancos com acabamento em fino couro ou Alcântara; sistema multimídia, com tela no painel central; sistema de som com entrada USB; controles elétricos dos bancos; sistema Bluetooth de telefonia celular; ar-condicionado eletrônico com duas regulagens de temperatura; espaço para bagagem atrás dos bancos; barras anticapotamento embutidas, que se erguem em potenciais situações de acidente em apenas 250 milissegundos; airbags duplos frontais e laterais; e até câmeras para ajudar nas manobras de estacionamento.

Mas o que interessa mesmo em um superesportivo é o seu fôlego. E isso o Gallardo Spyder tem de sobra. O motor V10 5.2 desenvolve 560cv de potência e torque de 55,1kgfm e está posicionado (longitudinalmente, atrás do motorista) de forma a melhorar a distribuição de peso do carro: 43% na dianteira e 57% na traseira. A transmissão automática (com possibilidade de mudanças manuais) é totalmente nova e reduz o tempo de troca em 40%. Com esse conjunto, o carro acelera até 100km/h em quatro segundos e chega aos 324km/h de velocidade máxima. Mesmo com a melhora na performance, a Lamborghini garante que conseguiu reduzir o consumo e as emissões de CO2 do Spyder em 18%. O modelo começa a ser vendido este mês nos mercados norte-americano e europeu, ao preço de US$ 371 mil.