UAI

G-Power Hurricane RS - Bodas de prata com furacão

Na comemoração de seus 25 anos, preparadora alemã desenvolve modelo exclusivo baseado no BMW M5, que atinge a velocidade de 367,4km/h e se torna o sedã mais veloz do mundo

Publicidade
Foto:

Para marcar de forma inesquecível o aniversário de 25 anos, que foram completados em novembro do ano passado, a empresa preparadora alemã G-Power tomou como base o BMW M5 para criar um verdadeiro foguete e quebrar o recorde de velocidade de um sedã, que pertencia ao Brabus Rocket (baseado no Mercedes-Benz CLS), que havia cravado 365,7km/h. Com muita preparação, o modelo criado pela empresa e batizado de G-Power Hurricane RS, chegou aos 367,4km/h e conquistou o título de sedã mais rápido do mundo.

O principal ponto da preparação do carro é o motor V10, que foi desenvolvido em cooperação com a empresa Asa, especializada na produção de compressores e na prestação de serviços de engenharia para a indústria automotiva. O propulsor ganhou novo sistema de duplo compressor (um para cada bancada de cilindros), que foi completamente remodelado. A mudança permitiu aumento de 25% na capacidade de empurrar o ar para dentro do motor. Esse ar é resfriado por um intercooler de duplo fluxo, feito em alumínio, que, devido à proximidade do motor, é muito mais eficiente, possibilitando respostas mais rápidas às pisadas no pedal do acelerador.

Eletrônica
O motor também foi alterado internamente, com pistãos forjados de alta performance (produzidos pela Mahle), que reduzem a taxa de compressão; e externamente, com mudanças no mapeamento da central eletrônica, que alteraram a curva de torque e potência. Com todo esse veneno, o motor passou a desenvolver 750cv de potência, disponível entre 7.500rpm e 8.000rpm, e 91,6kgfm de torque a 5.000rpm.

Pequeno aerofólio na tampa traseira faz com que o carro fique mais grudado no chão

Para "atravessar" o ar com mais facilidade e ficar mais ?pregado? no chão, o G-Power Hurricane RS ganhou kit aerodinâmico especial. O conjunto, composto por spoilers, extratores, saias laterais e aerofólio, foi desenvolvido para favorecer a pressão de cima para baixo (para grudar o carro no chão), para melhorar a alimentação de ar para o motor e reduzir o fluxo de ar sob a carroceria. Outro fator importante para chegar a uma velocidade tão elevada, com um carro que pesa duas toneladas, são os pneus (255/35 ZR 19, na dianteira; e 305/30 ZR 19, na traseira), que foram desenvolvidos especialmente pela Michelin. Para um foguete desses, os freios também foram superdimensionados.

O novo "bólido" da G-Power já está sendo vendido na Europa, com vários níveis de preparação, sendo que o mais ?básico? deles custa 300 mil euros (cerca de R$ 900 mil). A preparação também é estendida à perua do BMW M5. O preço pode ser considerado baixo para um esportivo que supera a velocidade final de um bólido de Fórmula 1.