UAI

Fusqueata antecipa Dia Mundial do Fusca em BH

Amantes do Besouro percorreram ruas da capital e deram um "abraço simbólico" na Praça do Papa

Publicidade
Foto:


Uma "fusqueata" pelas ruas da capital e Região Metropolitana na manhã deste domingo marca o início das comemorações do Dia Mundial do Fusca Belo Horizonte. Cerca de 80 veículos, de acordo com os organizadores, participaram do encontro promovido pelo Clube do Fusca Belo Horizonte próximo da Praça do Papa, no Mangabeiras, Região Centro-Sul da cidade.

Clique aqui e veja mais fotos dos Fuscas!

Fuscas dos mais variados anos, cores e graus de originalidade percorreram o trajeto entre a Praça do Papa e cidade de Pedro Leopoldo, para um almoço festivo. Além dos Fuscas, também comemoravam o Besouro outros carros Volkswagen, como Variant, TL, VW 1600 ( Zé do Caixão) e até um New Beetle.

 

"O Fusca é um veículo querido por muita gente; Foi o primeiro carro de muitas gerações e é difícil achar alguém que não teve alguma história na família com ele", diz Amauri Lúcio de Oliveira, de 51 anos, presidente do Clube do Fusca.



O Dia Mundial do Fusca será comemorado no próximo 22 de junho e é celebrado por amantes do Besouro de todos os lugares. Em BH, os fãs resolveram aproveitar o domingo anterior para esquentar os motores refrigerados a ar afinal, para eles todo dia é dia de Fusca.

"São poucos carros que têm esse carisma. Agrada pessoas de todas as idades. O Fusca possui algo de mistério, talvez pelas cores e formas que atrai tanta gente”, analisa Amauri, proprietário de um modelo 1969. “O que me encanta no Fusca é a resistência e o glamour do carro. É diferente a emoção de dirigir um Fusca comparado a outros carros", diz Ellerson Lopes, dono de um modelo 1967, série especial com bancos vermelhos.




No próximo sábado, dia 23, haverá uma solenidade na Academia da Polícia Militar, no Bairro Prado, às 9h. Em seguida, haverá mais uma “fusqueata” até a Praça Raul Soares, onde haverá um abraço simbólico no logradouro. Os associados farão uma viagem até Passatempo, no Centro-Oeste de Minas.

História


O carro surgiu na década de 30 na Alemanha, desenvolido por Ferdinand Porsch em Stuttgart. O objetivo era criar um carro econômico, barato, resistente e barato. Após diversos protótipos, o carro começou a ser produzido em 1938, com o nome de Sedan 1200, como motor traseiro do tipo boxer refrigerado a ar. No entanto, só a partir do final da Segunda Guerra Mundial que a produção emplacou.



No Brasil, a produção começou em 1959 na fábrica da Volkswagen de São Bernardo de Campo/SP. O carro virou febre e explodiu em vendas. O design composto de curvas charmosas se manteve, mas o motor ganhou diversas versões, com cilindrada desde 1.2 a 1.6. O carro teve sua produção finalizada em 1986.

Clique aqui e veja mais fotos dos Fuscas!

No entanto, em 1992, por sugestão do então presidente Itamar Franco, durante visita no Salão do Automóvel de São Paulo. O político estava indigado com o preço dos carrso populares e via no Fusca um solução para o transporte. Volkswagen resolveu relançar o carro, que foi produzido entre 1993 a 1996.