UAI

Funcionários aprendem a montar caminhões para salvar fábrica da Mercedes em MG

Com fim dos carros de luxo em Juiz de Fora, operários são treinados em São Paulo para montar caminhões pesados, a nova tentativa de manter a unidade mineira da marca alemã em operação

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

 O funcionário da Mercedes-Benz Leonardo Dutra não mudou de emprego, mas vive nova rotina. Ele segue empregado da multinacional alemã, porém trocou Juiz de Fora, na Zona da Mata, por São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Mora em um hotel de padrão executivo no Bairro Campo Belo, próximo ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista e todos os dias acorda bem cedo, pois às 5h, pontualmente, tem que embarcar no ônibus fretado pela empresa que o leva ao trabalho. Somente no mesmo hotel, com Leonardo, estão mais de 100 trabalhadores de Juiz de Fora na mesma situação.

Além deste hotel, outros três próximos a fábrica de São Bernardo do Campo também hospedam um time de 410 metalúrgicos provenientes de Juiz de Fora. Os últimos chegaram na semana passada ao ABC paulista informa o diretor de produção e logística da fábrica da Mercedes em Juiz de Fora, Izidro Penatti. O motivo da transferência é que a fábrica mineira da empresa alemã está com a linha de produção parada enquanto é modificada para montagem de caminhões pesados, operação prevista para o segundo semestre deste ano.

Desde o fim de dezembro o automóvel CLC não é mais produzido. O requintado cupê destinado, principalmente, ao mercado europeu foi uma das tentativas frustradas de salvar o investimento de US$ 820 milhões feito no fim da década de 1990 na fábrica. A planta foi inaugurada em 1999 para produzir o Classe A, visando principalmente o mercado nacional, mas o monovolume não caiu no gosto do consumidor brasileiro e teve a produção encerrada.

Para que a fábrica não fechasse, vieram outras tentativas como a montagem em CKD do Classe C, para o mercado externo, e, por último, a do CLC. Em 12 anos, a unidade da Zona da Mata produziu 126,3 mil automóveis, o que corresponde a apenas 15% da capacidade produtiva da fábrica, de 70 mil unidades por ano (840 mil no período).

Em outra via, a do sucesso, a unidade de veículos comerciais da Mercedes (caminhões e ônibus) concentrada em São Bernardo do Campo viveu o seu melhor momento no ano passado, quando foram produzidas 73,6 mil unidades, maior número desde a inauguração, em 1956. A mudança de rumo na fábrica de Juiz de Fora está inserida em um plano bienal de investimento de R$ 1,2 bilhão, que inclui tanto a unidade mineira quanto a expansão da capacidade produtiva da fábrica do ABC.

Aprendizado

Em Juiz de Fora será montado, em esquema CKD inicialmente, e gradualmente nacionalizado, o caminhão Actros, modelo pesado fabricado hoje apenas na Alemanha e que no país vai brigar com modelos Scania e Volvo. Foi para aprender o jeito de montar caminhão que Leonardo e outras centenas de trabalhadores foram para o ABC paulista. “É uma nova cultura. Um produto diferente que estamos aprendendo, além de ser uma boa experiência”, afirma. Em Juiz de Fora, ele trabalhou da inauguração da fábrica até 2007, saiu do emprego por um ano e voltou em 2008, ou seja, participou de todas as etapas da fábrica. Por último, atuava na montagem bruta da carroceria e em São Bernardo do Campo está na área de motores de caminhão. “É diferente, mas estou aprendendo bem”, afirma.

O diretor da Mercedes-Benz Izidro Penatti, explica que os funcionários de Juiz de Fora não sabiam lidar com caminhões, mas montavam automóveis, mais precisamente o CLC, o mais luxuoso produzido no Brasil, cujo principal destino era a Europa. “Foi bom para os dois lados. É claro que o custo é bem maior, mas num período curto, de duas a três semanas eles aprendem a montar caminhão e se tornam tão produtivos quanto um funcionário antigo da fábrica do ABC”, diz Penatti.

O outro time, de 350 trabalhadores, permanecerá na fábrica para auxiliar na execução do planejamento da mudança da planta. “Produzíamos um carro que tinha a altura de 1,60m e agora vamos montar um caminhão que a cabine tem mais de 3m”, explica Penatti, para mostrar as diferenças que existem entre os projetos. Penatti destaca que além dos funcionários que estão em São Paulo outros 59 irão para a Wörth, na Alemanha, onde é produzido o Actros.

Linha de montagem da Mercedes em Juiz de Fora será adaptada para passar a fabricar o Actros, um dos caminhões mais modernos e equipados do mundo