A Volkswagen apresentou algumas novidades para a linha 2012. As mais importantes são as séries cromáticas Black Fox e Silver Fox, ambas com motor 1.0. Os nomes já indicam a cor predominante: Silver (prata), que vem com rodas pretas; e Black (preto), com rodas mais claras, ambas combinando com as cores dos retrovisores e detalhes. Por dentro, revestimentos exclusivos nos bancos, volante diferenciado, defletor traseiro e faróis e lanternas escurecidas. Outra evolução do Fox foi a oferta de terceiro apoio de cabeça no banco traseiro, que continua como opcional na versão básica.
Os demais modelos também apresentam outras novidades. O antigo Gol G4 ganhou na versão Ecomotion um indicador para mudanças de marchas econômicas, além da opção de suspensão elevada, para rivalizar com o Uno Way sem encarecer. A linha Gol, incluindo Saveiro e Voyage, abandonou o padrão de iluminação azul com vermelho, que deu lugar a outra com fundo branco e escala vermelha, nas versões mais baratas, e branca, nas demais. Os Gols Power e Rallye agora podem ter bancos em couro (sintético). O Fox, CrossFox e linha Gol também passam a contar com o pacote I-Trend, que junta os itens estéticos do Trend (faróis duplos, defletor, antena no teto e chave canivete) ao tecnológico, com computador de bordo, som CD/MP3 e volante multifunção, além das rodas aro 15.
O veterano Golf também mudou e agora tem freios ABS e duplo airbag – já oferecidos antes para modelos mais baratos na linha. O Golf básico, por sua vez, também ganhou computador de bordo. Alguns VW não apresentam linha 2012, como a SpaceFox (feita na Argentina), mas o que fez mais falta foi o Polo. Por que? O compacto está para receber uma breve reestilização em breve.