UAI

Ford, Volks e Fiat dão férias coletivas para reduzir estoque

Na unidade da Fiat em Betim (MG), parte dos empregados não vai trabalhar nesta segunda e terça-feira

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Para reduzir os estoques de veículos no pátio, a Ford, a Volkswagen e a Fiat anunciaram férias coletivas. Nas fábricas da Ford e Volkswagen em Taubaté, no interior de São Paulo, as folgas começam essa semana. Os dados de agosto com relação a nível de estoque nas concessionárias e na indústria só serão divulgados na próxima quinta-feira na coletiva de imprensa da Anfavea - associação das montadoras. Os números de julho já apontavam o excesso de veículos nos pátios, chegando ao equivalente a 36 dias de vendas, o maior tempo desde junho do ano passado, quando atingiu o mesmo patamar.

Na unidade da Fiat em Betim (MG), parte dos empregados - o número exato ainda não foi divulgado pela assessoria de imprensa - não vai trabalhar nesta segunda e terça-feira, dias que antecedem o feriado, para regular os estoques e manutenção dos equipamentos.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, mais de 80% dos 5.300 funcionários da Volkswagen não vão trabalhar hoje, amanhã, quinta e sexta-feira, além do feriado de 7 de setembro na quarta-feira. Os dias parados serão descontados do banco de horas.

A montadora também vai paralisar a produção nesta semana na fábrica em São José dos Pinhais (PR). Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, a Volks não confirma essas informações, dizendo apenas que "está fazendo uso de suas ferramentas de flexibilidade para ajustar o estoque".

Na Ford, as paradas na produção em Taubaté serão de aproximadamente duas semanas para 1.300 dos 1.600 empregados da unidade. Os períodos serão diferentes de acordo com a área, englobando os trabalhadores no segmento de transmissão e motores RoCam (19 a 30 de setembro), fundição (26 de setembro a 14 de outubro) e motores Sigma (5 a 14 de outubro).

Já os 300 funcionários da GM em São José dos Campos (SP), que tiveram férias coletivas por duas semanas, voltaram ao trabalho nesta terça. No período, a empresa deixou de produzir 1.500 veículos. Na unidade de Gravataí (RS), a montadora suspendeu dois sábados de produção em agosto e um em setembro. O sábado de produção marcado para o próximo dia 24 está mantido.

Com agências