O ano de 2022 foi de especial para a linha de caminhonetes Ford Série F no mercado norte-americano. Os modelos registraram vendas de 640 mil unidades, o que significa um veículo sendo comercializado a cada 49 segundos. É quantidade suficiente para atravessar, de forma enfileirada, o Brasil do Acre à Paraíba, o que equivale a 3.800 quilômetros.
Com isso, a Ford Série F, que comemora 75 anos em 2023, completa 46 consecutivos de liderança no segmento e 41 anos como veículo mais vendido da indústria.
A linha conta com uma grande variedade de modelos, desde a Ford F-150 à F-550, com versões diversas também.
A F-150, por exemplo, começou a ser comercializada em 2022 e já se tornou a caminhonete elétrica mais vendida do mercado. No segmento de picapes pesadas, a nova Série F Super Duty, que terá as primeiras entregas no início deste ano nos EUA, já soma nada menos que 150 mil pedidos.
“A habilidade do time de picapes da Ford de antecipar as necessidades dos clientes, inovar continuamente e entregar os melhores níveis de capacidade e desempenho da categoria ajudou a tornar a Série F líder de vendas repetidas vezes. Estamos honrados por nossos clientes nos ajudarem a atingir esse marco por mais de quatro décadas”
Kumar Galhotra
No Brasil, no entanto, a realidade para as picapes Ford está sendo outra...
Ford Ranger e Maverick pelejam nas vendas brasileiras
No mercado brasileiro, as caminhonete da Ford não vêm fazendo tanto sucesso como nos EUA.
Em 2022, a Ford Ranger – o modelo produzido na Argentina que, no passado, já teve um bom desempenho em vendas aqui – ficou na quarta posição no ranking das picapes médias mais emplacadas. Ao todo, foram 14.302 unidades emplacadas, o que representa 7,56% de participação no segmento.
Já a Ford Maverick, de tamanho intermediário e produzida no México, teve 1.382 unidades emplacadas em 2022, fechando participação de 0,78% no segmento.
Mesmo assim, o portfólio de picapes da Ford crescerá em 2023 aqui
Mesmo com o desempenho que deixou a desejar, as caminhonetes da Ford continuarão chegando ao Brasil – ou, pelo menos, uma já está confirmada para 2023: a F-150, a queridinha do mercado norte-americano.
O modelo será importado do Estados Unidos e, possivelmente, se tornará um concorrente para as picapes Ram full-size (Ram Classic, Ram 1500, Ram 2500 e Ram 3500).
Quanto à versão da F-150 que virá, isso ainda é uma incógnita – assim como se ela fará sucesso aqui como faz nos EUA.
O VRUM já testou a Ford Ranger FX4 3.2 Turbo; confira o vídeo!