Por incrível que pareça, houve um tempo que a Ranger era sinônimo de 'carro de boy'. Mesmo sendo um utilitário projetado e desenvolvido para o uso comercial, a picape da Ford era sinônimo de jovialidade urbana, sendo tunada com grandes paredões de som, rodas maiores e chamativas e, em muitos casos, até com suspensão rebaixada. A versão preferida da garotada era a Sport, que tinha apenas cabine simples e já vinha de fábrica com elementos que remetiam ao público jovem. Porém, quando a Ford lançou a nova geração da Ranger, há dois anos, não deu continuidade à versão "esportiva".
CLIQUE E VEJA MAIS FOTOS DA RANGER SPORT 2014
Agora, a marca americana retoma a venda da Ranger Sport no país. O modelo já está disponível nas revendas pelo preço de R$ 67.990. A Sport se junta agora às demais versões da picape: XL (para frotistas), XLS, XLT e a top de linha Limited.
A Ranger Sport é feita com base na versão cabine simples da XLS com câmbio manual de cinco marchas. O utilitário é equipado com motor Duratec 2.5 16V flex e quatro cilindros, que entrega 173 cv de potência e 24,8 kgfm de torque (etanol). A tração é sempre traseira 4x2.
A Ford aposta na relação custo/benefício do utilitário, principalmente por se tratar de uma versão de cabine simples e que esbanja muito espaço na caçamba: são 1.800 litros de capacidade e 1.455 kg de carga. As mudanças no visual da picape são pontuais. A Ford incluiu adesivos na lateral com o nome "Sport", apliques frontais e um santantônio.
Apesar de basear na versão XLS (custa R$ 6 mil a mais), a Ranger Sport tem boa lista de itens de série, com destaque para os airbag duplo frontal e freios ABS (obrigatórios), rodas de liga leve de 17 polegadas, trio elétrico, chave canivete, faróis de neblina, direção hidráulica, controle automático de velocidade, computador de bordo, tela central de 4,2 polegadas e rádio com CD, entrada USB e Bluetooth.
Na próxima quinta-feira a equipe do Vrum vai testar a versão Sport da Ranger. Aguarde nossas impressões e mais detalhes sobre a picape da Ford!
FICHA TÉCNICA
Ford Ranger Sport 2014
Motor: 2.5 Duratec Flex
Potência: 168 cv/173 cv (gasolina/etanol) a 5.500 rpm
Torque: 23,7 kgfm a 3.750 rpm / 24,4 kgrm a 4.250 rpm
Transmissão: manual de cinco marchas
Tração: traseira 4x2
Comprimento: 5.321 mm
Largura: 2.163 (com retrovisores)
Altura: 1.806 mm
Peso (ordem de marcha): 1.745 kg
Capacidade de carga: 1.445 kg
Preço: 67.990