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Ford recria hot rod de 1934 com o novo motor EcoBoost

A nova geração de propulsores cedeu o motor V6 3.5 com dois turbos e injeção direta de combustível

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A Ford resolveu colocar a prova o velho ditado automotivo americano de que “não há substituto para capacidade cúbica”. E, para tal, criou para o SEMA Show um hot rod equipado com o maior motor da nova linha de propulsores EcoBoost. Trata-se de um V6 3.5 equipado com dois turbocompressores e injeção direta de combustível, capaz de gerar 405 cv de potência e 55,3 kgfm, números que deixam bem para trás os tradicionais V8 de 5 litros, comuns sob o capô de hot rods ou de antigos clássicos brasileiros como o Maverick e o Landau. O modelo será exibido no Salão que a indústria de acessórios pós-venda e veículos especiais, entre os dias 3 e 6 de novembro em Las Vegas.

O estilo caminha na direção contrária da modernidade do propulsor. A carroceria é a de um Ford 1934 “Três janelas” Coupé, modelo que fez sucesso com o seu motor V8 3.6. Não ficam de fora toques típicos dos hot rods – bielas quentes – como a ausência de tampas laterais no compartimento do motor, o que deixa o belo seis cilindros em “V” a vista. Escapamentos laterais diretos, altura de rodagem reduzida e rodas e pneus mais largos, disfarçados como equipamentos de época, garantem uma dose extra de brutalidade.

A carroceria é construída inteiramente em aço. Embora seja virtualmente igual ao modelo original, o carro é na verdade uma réplica e não uma restauração. O habitáculo, com bancos tipo concha ao estilo da época e portas de abertura “suicida”, conta com todas as amenidades modernas, como ar-condicionado e vidros elétricos. “Este Coupé hot rod 34 é um fantástico exemplo de tecnologia moderna verde sendo aplicada em uma maneira que qualquer entusiasta por performance iria amar”, garante John Waraniak, vice presidente de Tecnologia de Veículos do SEMA.

Réplica mantém o estilo da época conjugado a toques modernos



O V6 3.5 biturbo é o primeiro motor da linha EcoBoost e estreou sob o capô do Tauros SHO/Flex e dos Lincoln MKS e MKT. Mas nas versões normais o bloco rende 354 cv e 48,3 kgfm. Serão lançados no início de 2010 versões quatro cilindros 1.6, na Europa, e 2.0, no velho continente e na América do Norte. A lógica é que o propulsor 1.6 substitua sem prejuízo de desempenho motores quatro cilindros entre 2 e 2,5 litros, graças ao rendimento estimado em 182 cv e 24 kgfm, enquanto o 2.0 irá ocupar o lugar de V6 aspirados entre 2,5 e 3 litros, como no Ford Falcon australiano, que será equipado com esta opção em 2011.

De acordo com a Ford, a linha EcoBoost se vale dos turbocompressores e da injeção direta para gerar 20% de economia de combustível e 15% a menos de emissões de CO2 contra os propulsores equivalentes de maior cilindrada. Até 2013, mais de 90% dos veículos da marca nos EUA virão equipados com estes motores, que estarão disponíveis como opção em 80% dos carros globais da marca do oval azul.