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Ford Ranger - Um motor flex e dois a diesel

Depois de ver toda a concorrência se renovar, Ford lança nova Ranger no Brasil a partir de R$ 61.900. Importada da Argentina, picape só chega às revendas em agosto

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Foto:

Linha de cintura elevada, para-lamas volumosos e vincos dão sensação de robustez, enquanto a inclinação acentuada do para-brisa remete à fuidez

De Salta, Argentina - Apesar de ter sido oficialmente lançada no Brasil só agora, com previsão de chegada às concessionárias em agosto, as linhas parrudas da nova Ranger já não eram novidade, já que a picape havia sido exposta algumas vezes. A expectativa que restava era quanto ao preço, os equipamentos e as motorizações. Pois uma das principais inovações foi a adoção de motor flex, um quatro cilindros de 2.5 litros com 173cv (etanol) e 168cv (gasolina) de potência e 24,7kgfm(e) e 24kgfm(g) de torque. O comando variável de válvulas proporciona bom desempenho em qualquer regime de rotações do motor. A Ranger flex também vem preparada para conversão ao gás natural veicular (GNV).

 

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A Ford optou por disponibilizar a tração nas quatro rodas somente para as picapes a diesel. São duas opções de motor a diesel: o mais forte é o 3.2 de cinco cilindros, que alcança 200cv e 47,9kgfm de torque. O turbo de geometria variável garante maior eficiência em rotações altas e baixas. Já o motor 2.2 foi pensado para os frotistas, mas pode ser comprado por pessoa física. A maior novidade dessa versão é a chegada da carroceria chassi.

São três tipos de transmissão disponíveis. A automática de seis velocidades, que atua apenas em conjunto com o motor 3.2 a diesel, tem três modos de troca (econômico, esportivo e sequencial) e é capaz de se adaptar ao perfil do motorista. Para as duas motorizações a diesel, o câmbio manual disponível tem seis marchas. Já a flex tem câmbio de cinco marchas. No painel de todas as picapes existe uma luz que indica o melhor momento para trocar a marcha, visando à economia de combustível.

FORA DE ESTRADA A nova Ranger se mostrou preparada para o uso no fora de estrada, a começar pela tração 4x4 com opção de reduzida. Seu manuseio é simples, feito por meio de um seletor localizado no console central. O controle de velocidade em descida, que mantém o veículo numa velocidade escolhida, impede que as rodas parem totalmente e o veículo deslize. Os ângulos de entrada e saída são adequados para terrenos acidentados. Se uma roda não tiver tração, o diferencial autoblocante transfere a força para a outra.

DENTRO Seguindo a tendência atual do segmento, o painel da Ranger ganhou pinta de automóvel, perdendo os ares de veículo para trabalho. Na versão testada, com cabine dupla, a visibilidade do motorista é muito boa, assim como a posição de dirigir e o espaço nos bancos dianteiros. Já atrás não há espaço de sobra para as pernas e o passageiro do meio não encontra uma posição confortável devido ao túnel central. A altura desse assento melhorou, mas ainda não oferece apoio adequado para as pernas.

Acabamento interno ganhou ares de automóvel e não mais de um comercial



SEGURANÇA A Ranger ganhou nota máxima nos testes do Euro NCAP, instituto europeu que avalia a segurança veicular. Dependendo da versão, estão disponíveis seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e freios ABS. O controle eletrônico de estabilidade é um verdadeiro anjo da guarda, gerenciando a tração, a velocidade em descidas, o arranque em aclives, a oscilação do reboque, o equilíbrio da carga transportada, as frenagens de emergência e previne capotamento.

IMPRESSÕES Nosso contato com a nova Ranger foi num trecho curto, com pouco mais de 60 quilômetros. A versão disponível tinha motor 3.2 a diesel e câmbio manual. O baixíssimo ruído do robusto motor a diesel surpreendeu. No trecho pavimentado (bem pavimentado!) a picape apresentou um rodar suave. Já na terra, a suspensão mostrou relativa boa filtragem dos obstáculos. O motor entrega a boa força prometida para baixas rotações e os recursos fora de estrada se mostraram eficazes.

 

Quanto custa?
Confira os preços, versões e principais conteúdos


Ranger 2.5 Flex 4x2
XLS cabine simples (R$ 61.900): ar-condicionado, trio elétrico, som, farol de neblina, airbag duplo, freios ABS e rodas de 17 polegadas.

XLS cabine dupla (R$ 67.600): ar-condicionado, trio elétrico, som, freios ABS e rodas de 16 polegadas.

XLT cabine dupla (R$ 75.500): ar-condicionado digital, trio elétrico, som, farol de neblina, airbag duplo, freios ABS, controle de estabilidade, santantônio e rodas de 17 polegadas.

LTD cabine dupla (R$ 87.500): ar-condicionado digital, trio elétrico, som, sensor de chuva e crepuscular, farol de neblina, câmera de ré, GPS, seis airbags, freios ABS, controle de estabilidade, santantônio, rodas de 17 polegadas.

Ranger 2.2 Diesel 4x4
XL cabine simples, dupla e chassi (de R$ 77.900 a R$ 92.500): freios ABS, diferencial traseiro blocante, ar-condicionado (opcional) e airbag duplo (pcional).

Ranger 3.2 Diesel 4x4

XLS cabine simples (R$ 97.900): ar-condicionado, trio elétrico, som, freios ABS, rodas de 16 polegadas e diferencial traseiro blocante.

XLS cabine dupla (R$ 106.900): ar-condicionado, trio elétrico, som, farol de neblina, airbag duplo, freios ABS e diferencial traseiro blocante.

XLT cabine dupla (R$ 114.900): ar-condicionado digital, trio elétrico, som, sensor de ré, farol de neblina, airbag duplo, freios ABS, santantônio e diferencial traseiro blocante.

XLT cabine dupla automática (R$ 120.400): ar-condicionado digital, trio elétrico, bancos em couro, som, farol de neblina, airbag duplo, freios ABS, controle de estabilidade, santantônio, rodas de 17 polegadas e diferencial traseiro blocante.

LTD cabine dupla automática (R$ 130.900): ar-condicionado digital, trio elétrico, retrovisores com rebatimento elétrico, console refrigerado, banco do motorista com ajustes elétricos, som, sensor de chuva e crepuscular, farol de neblina, câmera de ré, GPS, seis airbags, freios ABS, controle de estabilidade, santantônio, rodas de 17 polegadas e diferencial traseiro blocante.