A expectativa é grande para o lançamento da nova Ford Ranger, e mais um passo para a chegada do modelo acaba de ser dado. É que a Ford já iniciou os testes de produção da nova geração da caminhonete média na Argentina, mais especificamente na recém remodelada fábrica de Pacheco.
A nova Ford Ranger teve o lançamento confirmado na região da América Latina para o segundo semestre de 2023. O projeto da nova caminhonete média é tão sofisticado, que exigiu um grande investimento na planta de Pacheco, na Argentina.
“A Nova Ranger será a melhor Ranger de todos os tempos, com atributos de performance e tecnologia que vão redefinir o segmento de picapes na região”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. “A nova fábrica traz um padrão de qualidade que surpreenderá os consumidores e será um importante diferencial competitivo.”
Fábrica foi remodelada para produzir a nova Ford Ranger
A capacidade de produção anual da planta de Pacheco, na Argentina, foi ampliada em cerca de 70%, alcançando 110 mil veículos. A linha de montagem final ficou duas vezes e meia maior, com 2 quilômetros de transportadores aéreos automáticos, autônomos, conectados e controlados sem fio.
A Estamparia, onde os componentes metálicos da carroceria da nova Ford Ranger já são produzidos, recebeu uma nova linha de prensas de alta velocidade, quatro vezes mais rápida. As novas prensas têm capacidade de até 2.500 toneladas, enquanto as anteriores chegavam a 1.200 toneladas.
Já na área de Carrocerias da fábrica de Pacheco, foram instalados 318 novos robôs, que realizam 95% dos pontos de solda da carroceria automaticamente. Novos dispositivos geométricos garantem a aplicação da solda nos pontos exatos e também controlam a estabilidade dimensional da carroceria, com o auxílio de câmeras de alta precisão, capazes de detectar desvios da ordem de centésimos de milímetro.
Na setor de Pintura a tecnologia de tinta com alto teor de sólidos vai oferecer um acabamento de melhor qualidade e maior resistência à nova Ford Ranger. O novo armazém inteligente de sequenciamento de cabines é conectado com os fornecedores “just in time”, permitindo otimizar a produtividade da planta de Pacheco e a capacidade do setor.
Ranger é resultado de US$ 660 milhões em investimentos
"A Nova Ranger é resultado de um investimento de US$ 660 milhões, aplicado em grande parte na transformação completa da planta de Pacheco, para se equiparar às fábricas mais modernas da Ford no mundo, não só em termos de qualidade e eficiência mas também de ergonomia para os operadores. A sustentabilidade também foi prioridade com utilização de energia 100% renovável”, diz Martin Galdeano, presidente da Ford Argentina.
Assim, com a incorporação de tecnologias de manufatura 4.0, Pacheco é agora uma planta digital com informações disponíveis em tempo real, desempenhando um papel fundamental para assegurar alta qualidade e produtividade de modelos como a nova Ford Ranger.
As linhas de produção de Pacheco empregam mais de 1.000 câmeras e sensores, monitorados em tempo real, e usam inteligência artificial para garantir o altíssimo padrão de qualidade do produto final. Outras novidades incluem ainda um sistema automático de controle de ferramentas de torque, um sofisticado sistema de escaneamento 3D para o controle dimensional de peças e 81 dispositivos inteligentes para configuração e teste dos mais de 50 módulos eletrônicos que gerenciam o alto conteúdo tecnológico da nova Ford Ranger.
A ergonomia, segurança e saúde dos operadores mereceu atenção especial na fábrica de Pacheco. Entre outras ações, foram instalados manipuladores e braços com gravidade zero para a movimentação de peças grandes e climatização inteligente. Os times receberam mais de 40 mil horas de treinamento para trabalhar com os novos sistemas.
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