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Ford lança versão atualizada do sistema de condução autônoma BlueCruise

Na nova versão 1.2, são disponibilizados três novos recursos de assistência ao motorista

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Mais de 114 mil clientes já usam a tecnologia BlueCruise
Mais de 114 mil clientes já usam a tecnologia BlueCruise Foto: Mais de 114 mil clientes já usam a tecnologia BlueCruise

O sistema de direção sem as mãos da Ford, o BlueCruise, está sendo aprimorado cada vez mais pela marca. Agora, a fabricante acaba de lançar a mais nova versão 1.2 da tecnologia. Ela, em breve, estará disponível para os veículos Ford nos Estados Unidos. 

Só hoje, mais de 114 mil clientes já adotaram esse sistema, o qual permite que o veículo seja dirigido de forma semiautônoma, dispensando as mãos no volante, nas rodovias apropriadas. Estas são identificadas como “Hands-Free Blue Zones” e somam mais de 200 quilômetros pelos EUA.

Os novos recursos do BlueCruise da Ford

O BlueCruise 1.2 disponibilizou três novos recursos que foram desenvolvidos pela Ford: o assistente de mudança de faixa, o sistema de reposicionamento na faixa e o assistente preditivo de velocidade.

O assistente de mudança de faixa facilita as ultrapassagens e é acionado quando o motorista toca na seta. Ele anuncia a manobra por viva-voz e pode até sugerir a troca para uma faixa mais livre em tráfego lento.

O assistente preditivo de velocidade ajusta suavemente a velocidade do carro ao se aproximar de uma curva fechada e avisa o motorista, com antecedência, do que há pela frente.

Por fim, o sistema de reposicionamento na faixa muda sutilmente a posição do veículo, especialmente ao se aproximar de modelos maiores, aumentando, assim, a margem de segurança.

O BlueCruise é classificado como assistência de Nível 2

De série nas versões atuais da Ford F-150 e do Mustang Mach-E e nos modelos Lincoln (carros de luxo da Ford vendidos nos EUA), o BlueCruise é classificado como assistência ao motorista de Nível 2 da SAE. Ele é capaz de comandar automaticamente a direção, o acelerador e os freios do automóvel.

Dessa forma, o motorista pode conduzir o veículo sem as mãos no volante, mas ele deve, sempre, manter a atenção na pista e estar pronto para assumir o comando em caso de necessidade.

Para as versões anteriores da F-150 e do Mustang Mach-E, mesmo que o BlueCruise não venha de série, ele pode ser utilizado pelos proprietários casos eles o instalem a partir de upgrades no software do veículo.

De qualquer forma, para usufruir da tecnologia, o cliente precisa aderir a um plano de serviço que inclui atualizações regulares de mapas. A partir disso, o robô é capacitado para operar.

No entanto, para que a direção sem as mãos seja ativada, o BlueCruise precisa, antes, identificar uma estrada qualificada, confirmar se as linhas da pista estão visíveis e se o motorista mantém os olhos na estrada.

Para mostrar que o sistema está ativo, o painel exibe mensagens animadas e uma iluminação azul – visível até para pessoas com daltonismo. E se o motorista precisar retomar a atenção ou o controle do veículo, a Ford desenvolveu câmera e sensores que disparam um alerta visual e sonoro para "acordá-lo".

O VRUM já testou uma Ford Ranger FX4 3.2 Turbo; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=EQbu9iueGqw&t=430s