De Itatiba (SP) - A reformulação geral do EcoSport deu um fôlego extra para o “jipinho” da Ford enfrentar a concorrência do Renault Duster, que também faz sucesso no segmento. Mas faltavam opções para aqueles que gostam de encarar aventuras menos urbanas e que procuram um pouco mais de conforto. Para tentar conquistar esse público, a Ford apresenta uma versão com tração integral e outra com o câmbio automatizado PowerShift. As duas são equipadas com o motor 2.0 Duratec Flex, sendo que as potências variam: 140cv (gasolina) e 146cv (etanol) na opção com câmbio automatizado; e 141cv (g) e 147 (e) na 4WD.
ESCAPE Para desenvolver a versão 4WD, a Ford usa o sistema de tração integral do Escape, que é o “primo” norte-americano do EcoSport. O dispositivo um pouco mais avançado do que o da geração anterior. Primeiro porque funciona em tempo integral, ou seja, ele trabalha o tempo todo distribuindo a força entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a necessidade. Se o motorista encontrar um trecho mais difícil, ele aciona o botão “4WD” no painel para enviar mais força para as rodas de trás. Por exemplo, dependendo da exigência do momento, o sistema pode enviar até 100% da força para a traseira.
EM CONJUNTO Outra grande vantagem do novo sistema 4x4 é atuar em conjunto com os sistemas de controle de tração e estabilidade, freios ABS e a direção elétrica, e de forma muito rápida: ele capta informações dos sensores numa frequência de 60 vezes por segundo e distribui o torque automaticamente para as rodas que mais precisam com velocidade de resposta de um décimo por segundo (mais rápido que um piscar de olhos). Para suprir a falta da reduzida, a Ford optou por encurtar (em 16% em relação a versão 4x2) a primeira marcha do câmbio manual de seis velocidades, que teve as relações de transmissão alteradas em função de desempenho e economia de combustível.
SUSPENSÃO Para acompanhar o ritmo mais aventureiro, a suspensão tem altura do solo de 200mm e foi reformulada, ganhando barras estabilizadoras de 20mm na dianteira e de 25mm na traseira. A capacidade de imersão é de 550mm, o que garante passagem por pequenos trechos alagados. Mas os pneus não são de uso misto. No pequeno trecho que a Ford preparou para a avaliação da versão 4WD não havia nenhum obstáculo que a 4x2 não pudesse tirar de letra, mas serviu para observar que ele tem aptidão para encarar aquelas estradas de terras mais detonadas e para notar que a suspensão não sacrifica demais o conforto nem permite que a carroceria role de forma excessiva.
DUPLA EMBREAGEM A Ford era uma das poucas marcas que ainda não tinham aderido ao câmbio automatizado no Brasil. E o faz agora com o EcoSport, que ganha uma versão com a nova transmissão PowerShift, de dupla embreagem. Também acoplada ao motor 2.0 Duratec, ela é (20 quilos) mais leve que uma automática e proporciona trocas suaves e rápidas (segunda a marca, a mudança é feita em até 0,2 segundo), o que evita a perda de força do motor. Segundo a marca, ela também reduz em 10% o consumo. Para melhorar o desempenho, o motorista tem a opção da tecla S, que possibilita mudanças mais esportivas. Por outro lado, o acionamento manual é feito apenas por um botão na alavanca de marchas (para baixo e para cima), o que não é muito prático. Não há opção de mudanças na própria alavanca de forma sequencial e muito menos no volante.
PREÇOS A opção com tração integral é vendida apenas na versão Freestyle, com motor 2.0 Duratec, que tem preço sugerido de R$ 66.090 e vem com freios ABS, airbag duplo, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar, direção elétrica, sistema Sync (com Bluetooth e comando de voz), computador de bordo, rodas de liga de 16 polegadas. Com bancos em couro e airbags laterais e de cortina, o preço sobe para R$ 69.790.
A versão com câmbio PowerShift será vendida nas seguintes versões: SE, R$ 63.390 (airbag duplo, freios ABS, sistema Sync, ar, direção, coluna de direção com regulagem de altura e distância, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, assistência de frenagem de emergência, faróis de neblina e rack no teto); e Titanium, R$ 70.890 (acrescenta grade cromada, rodas de liga de 16 polegadas, ar digital, partida sem chave e sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento). Se forem asdicionados airbags laterais e de cortina e bancos em couro, o preço da Titanium sobe para R$ 74.590.
(*) O jornalista viajou a convite da Ford