Ford lança a Ranger Storm com motor 3.2 turbodiesel, por R$ 150.990

Nova versão off-road da picape vem equipada com tração 4x4, câmbio automático, diferencial traseiro blocante e motor de 200cv e 47,9kgfm de torque

Ford lança a Ranger Storm com motor 3.2 turbodiesel, por R$ 150.990 Nova versão off-road da picape vem equipada com tração 4x4, câmbio automático, diferencial traseiro blocante e motor de 200cv e 47,9kgfm de torque

 

Apresentada como conceito no último Salão do Automóvel de São Paulo, a nova Ford Ranger Storm chega ao mercado com foco nas pessoas que curtem esportes radicais ou outro tipo de aventura. Desenvolvida no Brasil, a versão, que ocupa novo espaço entre as intermediárias e a topo da linha, é oferecida apenas com cabine dupla e traz detalhes no visual que a diferenciam, como a grade dianteira com o nome Storm em destaque, além de faixas no capô e nas laterais, alargadores dos para-lamas, estribos, rodas e santantônio exclusivo, todos na cor preta. O motor é o Duratorq 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, que faz parceria com o câmbio automático de seis velocidades e sistema de tração 4×4.

A identidade visual da nova Ranger Storm traz ainda lanternas traseiras com lentes escurecidas, inspiradas na série especial global Wildtrak, além de acessórios como snorkel e capota marítima, que serão dados como cortesia de lançamento aos 60 primeiros compradores da picape. As rodas de 17 polegadas são calçadas com pneus Scorpion AT Plus 265/65 R17, mais apropriado para o fora de estrada.

 

A versão vem equipada com o sistema AdvanceTrac, que agrega controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas, além de sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga. A linha 2020 da Ford Ranger traz também ajuste de suspensão, que otimiza a dirigibilidade e o conforto tanto no asfalto como no fora de estrada. E a caçamba conta com um sistema de assistência que facilita a abertura e fechamento da tampa.

A lista de equipamentos inclui ainda direção com assistência elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela de oito polegadas, comandos de voz e conexão para Android Auto e Apple CarPlay, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, faróis de neblina, sete airbags e câmera de ré.

A caçamba tem tampa com assistente de abertura e fechamento, trava com chave e seis ganchos internos para carga. A lista de equipamentos continua com vidros, travas e retrovisores elétricos, piloto automático, computador de bordo, chave canivete com controle remoto, capô com mola a gás e gancho para reboque com provisão elétrica.

Na cabine o motorista conta com ajuste de altura do volante, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, console com compartimento climatizado, console central com porta-objetos e descansa-braço integrado, console de teto com porta-óculos, desembaçador do vidro traseiro, três pontos de força 12V e porta-luvas com chave. E no quesito segurança, ganchos Isofix para cadeiras infantis, chave programável MyKey, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, regulagem de altura e aviso sonoro e luminoso de afivelamento.

CONJUNTO MECÂNICO A Ford destaca a capacidade de tração da Ranger Storm, que é de até 5.950kg, além da capacidade de imersão, de até 800 mm. A versão é equipada com o motor de cinco cilindros 3.2 Duratorq turbodiesel, com potência de 200cv a 3.000rpm, e torque de 47,9kgfm entre 1.750rpm e 2.500rpm), que atua em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades. Por meio de um botão no console é possível acionar o diferencial traseiro blocante, que atuando com o sistema de tração 4×4 transfere torque para a roda com maior aderência, livrando a picape de situações difíceis.

ACESSÓRIOS A Ranger Storm tem uma série de acessórios que foram desenvolvidos exclusivamente para a versão. Os alargadores de para-lamas têm função estética, mas também são peças estruturais projetadas para suportar altas temperaturas e impactos. Os estribos laterais do tipo plataforma, com acabamento em preto fosco, facilitam o embarque e desembarque dos passageiros na cabine. O santantônio de aço tubular, com acabamento preto fosco e barras que avançam pelas laterais da caçamba, facilitam o transporte de equipamentos esportivos, como caiaque e asa-delta. As maçanetas, retrovisores e molduras da carroceria seguem o mesmo estilo, na cor preta.

A Ranger Storm oferece ainda dois acessórios especiais. Um é o snorkel, que ajuda a transpor áreas alagadas, produzido em polietileno com resistência UV, que custa R$3.600. Já a capota marítima, desenvolvida em parceria com a Keko, conta com sistemas de fixação e vedação feitos especificamente para a picape, com preço de R$2.060. Como promoção de lançamento, esses dois itens que somam um total de R$5.660 serão oferecidos como cortesia aos 60 primeiros clientes que adquirirem a Ranger Storm.

Com plataforma global vendida atualmente em 190 países, a Ranger é produzida para o mercado brasileiro na fábrica de Pacheco, na Argentina. A nova versão será vendida em sete cores: as sólidas vermelho Bari e branco Ártico, a metálica prata Geada e as perolizadas azul Belize, vermelho Toscana, cinza Moscou e preto Gales. A vermelho Bari não tem custo adicional, enquanto a branco Ártico sai por R$ 800 e as demais, por R$1.750.

A nova picape tem cinco anos de garantia e oferece também baixo custo de manutenção, com as três primeiras revisões com preço fixo, somando R$2.747. Por causa do coronavírus, a Ford vai estender os prazos das revisões até que a pandemia seja controlada e as concessionárias da marca retomem o atendimento normal. Com preço de R$150.990, a Ranger Storm chega para ocupar um novo espaço entre as versões intermediárias e topo da linha, ampliando o leque de consumidores.

FICHA TÉCNICA

MOTOR:…………………………. Ford 3.2 Duratorq TDCi
Posição:…………………………. Dianteira, longitudinal
Combustível:……………………. Diesel
Nº de cilindros/ válvulas:……… cinco em linha/ 20
Cilindrada (cm³):……………….. 3.198
Potência máxima (cv): ……….. 200 a 3.000rpm
Torque máximo (kgfm):………. 47,9 entre 1.750rpm e 2.500rpm
Transmissão………………………automática, com seis velocidades à frente e uma à ré
Tração: ………………………….. 4×4 com “Shift on the Fly” (4×2, 4×4 High e 4×4 Low) e diferencial traseiro blocante
Freios………………………………disco ventilado na dianteira e tambor na traseira com sistema ABS nas quatro rodas, EBD e ESP
Direção: …………………………. Eletricamente assistida (EPAS)
Suspensão dianteira:………….. Independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão traseira:…………… Eixo rígido com feixe de molas longitudinais
Rodas:…………………………… Liga leve 17”
Pneus: …………………………… Especiais Pirelli Scorpion AT Plus 265/65 R17
Dimensões (mm)
Comprimento total: …………………………………….. 5.354
Largura total com espelhos:……………………………. 2.163
Largura total com espelhos dobrados: ………………. 1.977
Altura em ordem de marcha:…………………………… 1.821
Entreeixos: ………………………………………………… 3.220
Bitola dianteira:…………………………………………… 1.560
Bitola traseira: ……………………………………………. 1.560
Altura livre do solo: ……………………………………… 232
Ângulo de entrada (graus) ……………………………… 28
Ângulo de saída (graus) ………………………………… 27
Caçamba (mm)
Comprimento: …………………………………………… 1.549
Largura: …………………………………………………… 1.560
Largura entre caixas de rodas:………………………… 1.139
Altura: ……………………………………………………… 511
Volume (L): ………………………………………………. 1.180
Pesos (kg)
Em ordem de marcha: ………………………………….. 2.230
Capacidade de carga: …………………………………… 1.040
Peso Bruto Total: ………………………………………… 3.270
Cap. Máxima Tração: ……………………………………. 5.950
Tanque de combustível (L): ……………………………. 80