UAI

Ford Ka 2009 - Evolução da espécie

Maior e mais moderno, novo compacto popular chega às concessionárias entre janeiro e fevereiro de 2008 custando a partir de R$ 25.190

Publicidade
Foto:

Novo Ka ficou com visual mais robusto

A Ford apresentou hoje (14/12) à imprensa nacional o novo Ford Ka. O modelo chega cheio de novidades, com alterações no visual, carroceria, interior e parte mecânica. A novidade estará disponível nas concessionárias da marca entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2008, já como linha 2009, com preço inicial sugerido de R$ 25.190. Mas os clientes já poderão conhecer e testar o veículo a partir do dia 2 de janeiro, na Rede de Distribuidores Ford, e também fazer a reserva de compra por meio do sistema de pré-venda. O novo Ka terá duas opções de motor, sete opções de acabamento e apenas duas portas.

Veja mais fotos do novo Ka!

Mais longo e alto, o Ka entra definitivamente para a categoria dos compactos, já que oferece mais espaço para os cupantes e bagagem para disputar mercado com Palio, Mille, Celta e Gol. "Os desejos dos clientes captados nas pesquisas foram levados para a Engenharia da Ford e colocados em prática no produto, sem perder de vista que se trata de um veículo de entrada, onde o preço é importante", disse Milton Lubraico, gerente executivo de Novos Programas de Engenharia da Ford. Uma versão quatro portas do modelo está em estudos. De acordo com a marca, o Ka atual sairá de linha com a chagada do novo modelo.

Estilo
Seguindo a linha atual de design da marca, chamada de Kinetic, o novo Ka está com aspecto mais robusto. Os pára-choques, pintados na cor da carroceria, estão mais envolventes. Na dianteira, os faróis alongados, com lentes transparentes, proporcionam maior eficiência luminosa em relação ao modelo anterior. Os piscas ficam alojados em um elemento de estilo "canhão". Já a grade do radiador, a entrada de ar e o capô, agora com dois vincos mais acentuados, foram redesenhados e também são novos.

Na traseira, as lanternas estão mais altas, envolventes e simulam LEDs. Já o vidro é curvo e avança pela lateral da carroceria, cobrindo parte das colunas. Adotando o conceito "easy access", a tampa do porta-malas de 263 litros se estende até o pára-choque (também pintado de série na cor do carro), permitindo fácil acesso ao compartimento de bagagem. Na lateral, a coluna central em preto alonga a silhueta do veículo, integrando os vidros verdes escurecidos. O teto, com dois vincos, tem desenho esportivo e traz antena como item de série. O novo Ford Ka foi criado por designers e engenheiros da Ford do Brasil.

Lanternas traseiras estão mais altas e simulam LEDs. Já o painel é novo. Porta-malas tem 263 l de capacidade e adota o conceito "easy access"


Três tipos de rodas são oferecidos, conforme a versão: aro 13" ou 14" com calotas integrais de cinco raios parafusadas, ou de liga leve exclusiva para o aro 14". Além das cores sólidas branco Ártico, preto Ebony, vermelho Bari e da metálica prata Geada, a linha introduz a exclusiva azul Iporanga metálica.

Revelando o interior
O novo Ka cresceu e agora mede 3,83 m de comrimento (21 cm a mais que o modelo atual), 1,64 m de largura, 1,42 m de altura (2 cm a mais) e 2,45 m de distância entreeixos. Por causa disso, o interior também mudou. O espaço para os ocupantes aumentou, tornando o habitáculo mais confortável. De acordo com a Ford, o espaço entre o assento e o teto é de 1.005 mm na dianteira e 972 mm na traseira. Os espaço para as pernas de quem vai atrás é de 856 mm. Até o tanque de combustível aumentou de 42 l para 45 l.

O painel foi redesenhado e ganhou novos materiais de revestimento e texturas. O console central é item de série em todas as versões e vem com porta-latas integrado. Além do porta-luvas fechado, mais nove porta-objetos na cabine oferecem praticidade no dia-a-dia. Os bancos têm apoios de cabeça dianteiro e traseiro ajustáveis em altura de série. Segundo a montadora americana, o banco traseiro proporciona ótimo conforto para até três passageiros.

Versões e equipamentos
Além dos pára-choques pintados na cor do veículo, o novo Ka vem equipado de série em todas as versões com trava elétrica, controle remoto para abertura do porta-malas, das portas e botão de "pânico", alarme volumétrico (acionado pela abertura das portas e também pela quebra dos vidros), travamento automático das portas a 15 km/h, abertura elétrica do porta-malas pelo botão no painel e sistema de imobilização antifurto Ford (PATS).

O que você achou do novo Ka? Clique aqui e comente!

O novo Ford Ka conta com os kits Fly, Pulse e Class, hoje já disponíveis também no Fiesta, e mais quatro opções diferenciadas de kits (Neo, Somma, Prestige e Performer). O Fly é composto de aquecedor, adesivo esportivo no pilar B, luz elevada de freio, lavador, limpador e desembaçador traseiro, preparação para som nas portas e ajuste manual do retrovisor interno. O Class tem ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.

Já o Pulse inclui os itens do Fly mais tecido especial, revestimento da porta em tecido, espelho retrovisor, moldura lateral, régua da porta do porta-malas e maçanetas externas na cor do veículo, maçanetas internas na cor "Satin Grey", preparação para som na traseira, conta-giros, cintos de segurança traseiros retráteis, espelho de cortesia para o motorista, alça de segurança dianteira e iluminação e revestimento lateral do porta-malas.

O Kit Somma é formado por ar-condicionado, adesivo esportivo no pilar B e ajuste manual do retrovisor interno. O Kit Prestige oferece o Fly mais direção hidráulica. O Kit Neo reúne o Fly mais vidros elétricos. Por fim, o Kit Performer, disponível para a versão 1.6, oferece o Pulse mais o Class e rodas de liga leve.

Entre os acessórios originais da fábrica, destaque para o rack de teto, CD-player com MP3/USB, Bluetooh, tapetes, carpetes e apliques esportivos para os pára-choques dianteiro e traseiro, saias laterais, faróis de neblina, ponteira de escapamento, pedaleiras, antenas esportivas e inserto da manopla de câmbio. "Nosso carro é inovador até no manual do proprietário. Ele foi organizado numa forma mais fácil de consulta, ou seja, os assuntos são apresentados por tópicos em ordem alfabética de A a Z", garante Lucíola Almeida, gerente de Marketing do Produto.

Debaixo do capô
O novo Ka estará disponível com duas opções do motor Rocam. O 1.0 8V Flex desenvolve 70 cv de potência com gasolina e 73 cv com álcool. Já o propulsor 1.6 Flex tem 102 cv com o combustível fóssil e 110 cv com o derivado da cana-de-açúcar. De acordo com a Ford, o novo modelo teve a relação das marchas retrabalhada, o que favorece a economia de combustível e a performance. No teste de aceleração, o compacto popular precisou de 15,7 s (g) e 15,5 s (a) com a motorização 1.000 e 12,4 s (g) e 11,5 s (a) com a 1.600 para ser acelerado de 0 a 100 km/h. Já a velocidade máxima com gasolina é de 157 km/h (1.0) e 174 km/h (1.6) e 160 km/h (1.0) e 178 km/h (1.6) com álcool.

Preços

Modelo/Versão Básica (R$) Completa (R$)
Ka 1.0 25.190 31.790
Ka 1.6 31.800 36.390