A Ford está se despedindo da geração atual da linha GT. Após lançar a última série especial feita para as ruas, a fabricante norte-americana acaba de apresentar a versão final do modelo exclusivo para as pistas. O Ford GT Mk IV 2023 chega ao mercado com motor EcoBoost biturbo, com mais de 800cv, transmissão de corrida, carroceria alongada e suspensão exclusiva Adaptive Spool Valve (ASV), da Multimatic.
A nova e última série especial do superesportivo da Ford
“Assim como o modelo original, o novo Ford GT Mk IV foi criado para desempenho máximo na pista. Com um nível ainda mais alto de engenharia e carroceria de fibra de carbono impressionante, completamente nova e funcional, ele é uma despedida digna do supercarro de terceira geração”
Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports
Serão 67 unidades do Ford GT Mk IV construídas artesanalmente nas instalações da Multimatic em Ontário, no Canadá. Esse número é uma homenagem ao ano em que o carro original venceu as 24 Horas de Le Mans. O modelo tem preço a partir de US$ 1,7 milhão (R$ 9 milhões na conversão direta) e os interessados podem se inscrever pelo site (https://www.ford.com/performance/gt/mk-iv/). O anúncio dos clientes selecionados será feito no primeiro trimestre de 2023, assim como o início das primeiras entregas.
“O pedido que recebemos foi criar a versão mais extrema do Ford GT, e o Mk IV é o resultado”, diz Larry Holt, vice-presidente executivo do Grupo de Operações de Veículos Especiais da Multimatic. “Ele tem um motor exclusivo, de maior cilindrada, câmbio de competição, distância entre-eixos alongada e carroceria verdadeiramente radical para entregar um desempenho sem precedentes. Estamos orgulhosos de fazer parte da terceira geração do Ford GT desde o seu início até este incrível modelo, que é um capítulo significativo na história da Multimatic”.
História do Ford GT
Inspirado pela versão Mk II, ganhadora dos três lugares do pódio da competição das 24 Horas de Le Mans, em 1966, o Ford GT Mk IV 1967 foi construído com a melhor tecnologia e engenharia da época. Os engenheiros criaram um chassi leve e aerodinâmico em alumínio, sob as regras do Apêndice J da Fia.
O supercarro era equipado com motor Ford V8 427, de 7 litros, e uma transmissão especial com sistema próprio de resfriamento. O Ford GT Mk IV 1967 era 9 polegadas mais longo e construído especificamente para dominar as corridas globais de resistência. Ele venceu em Le Mans no seu ano de lançamento e também nos anos seguintes, nos campeonatos de 1968 e 1969.
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