UAI

Ford Fiesta ST tem motor 1.5 Ecoboost com 200cv de potência

Ford mostra na Europa a versão ST da nova geração do Fiesta equipado com motor Ecoboost de três cilindros, que desenvolve 200cv, e sistema que possibilita três modos de condução

Publicidade
Ford Fiesta ST tem motor 1.5 ecoboost com 200cv de potência
Ford Fiesta ST tem motor 1.5 ecoboost com 200cv de potência Foto: Ford Fiesta ST tem motor 1.5 ecoboost com 200cv de potência


Se você é do tipo que curte um hot hatch, olha só o que a Ford acaba de exibir na Europa. Trata-se da versão esportiva do novo Fiesta, a ST, que será apresentada oficialmente em março, no Salão de Genebra, na Suíça. E o que deixa esse compacto nervoso é o motor Ecoboost 1.5, de três cilindros, que, com o auxílio do turbo, despeja nada menos que 200cv. O modelo conta ainda com tecnologia para garantir a melhor performance na hora de dirigir, proporcionando segurança e redução de consumo e emissão de poluentes.


A nova geração do Ford Fiesta foi apresentada na Europa no fim do ano passado, mas a montadora deixou para depois a versão mais cobiçada, a ST. Ela finalmente foi exibida e chega como o primeiro modelo da Ford Performance, divisão esportiva da marca, equipado com motor de três cilindros. De acordo com o fabricante, o novo Ecoboost 1.5 proporciona bons resultados graças à combinação de turbocompressor, injeção de combustível em alta pressão e duplo comando independente e variável de válvulas, que garantem melhor desempenho e economia de combustível.


É um três-cilindros com bom torque em baixas rotações, que traz uma turbina com desenho moderno, capaz de reduzir o atraso nas acelerações (o chamado lag), proporcionando respostas mais ágeis e suaves, sem trancos. Outro detalhe interessante desse motor é que ele, assim como o Ecoboost 1.0, conta com a tecnologia de desativação de cilindros, que garante redução no consumo de combustível. Na prática, toda vez que o motor não está sendo muito exigido, o sistema interrompe automaticamente a entrada de combustível e o funcionamento das válvulas de um dos cilindros. Tudo feito em milésimos de segundos. Mas se o motorista pisa fundo no pedal, o turbo entra em ação e os 200cv logo fazem o giro do motor subir, acelerando até 100km/h em 6,7 segundos.


TRÊS MODOS O novo Fiesta ST é também o primeiro a contar com modos de direção selecionáveis. No modo normal, o mapeamento do motor, os controles de tração e estabilidade, o som do escapamento e a direção elétrica são configurados para uma resposta mais natural. No modo sport, o mapeamento do motor e as respostas do acelerador e da direção são bem mais rápidos, além de o som do escape ser mais esportivo. Já no modo track, todas as características dinâmicas do veículo são ajustadas para uma aceleração mais rápida, o controle de tração é desativado e o controle de estabilidade permite um deslizamento maior para circuitos travados.


Para alterar o ruído emitido pelo escapamento, a Ford usou uma válvula de controle ativo e o sistema Electronic Sound Enhancement, que amplifica o som naturalmente esportivo do novo motor Ecoboost. O Fiesta ST traz ainda tecnologia de controle de torque vetorial, que reduz o subesterço aplicando o freio na roda dianteira interna em curva. Além disso, o controle de estabilidade pode ser programado em três modos de atuação: intervenção completa, modo de deslizamento com intervenção limitada e desativação total. É para a pessoa ter a liberdade de escolher entre “sem emoção”, “com emoção” e “com muita emoção”.


O novo Fiesta ST tem lançamento previsto para o início de 2018 e será vendido com carrocerias de três e cinco portas. Claro que a versão terá alguns elementos de personalização, que incluem grade exclusiva do tipo colmeia, aerofólio, saída dupla do escapamento e belas rodas de desenho esportivo aro 18 polegadas. Por dentro, a esportividade também está presente nos bancos Recaro e no volante de base achatada. E para quem valoriza conectividade e um bom equipamento de áudio, o Fiesta ST traz sistema multimídia SYNC 3 e som de alta fidelidade Bang & Olufsen. Um pacote completo para quem gosta de acelerar com estilo.