Não são apenas os muscle cars que recebem adereços como faixas paralelas. Na Europa, até mesmo os compactos carregam essa tradição, em muito devida aos rallys, como comprova o novo Fiesta S1600. Criada para a Inglaterra, a série especial do Fiesta chega com duas opções de pintura, branco gelo ou azul performance, mas ambas são cortadas longitudinalmente por duas faixas em tom contrastante, um visual de "kit car" reforçado pelas rodas de liga leve pintadas em branco, aro 17. A bela carroceria recebe ainda um kit aerodinâmico que inclui um para-choque dianteiro mais baixo, saias laterais, além spoiler e difusor traseiros.
A emoção fica ao encargo do motor Sigma 1.6 16V com variação de fase na abertura e fechamento das válvulas, capaz de entregar 120 cv de potência e 15,4 kgfm de torque, o suficiente para levar o carro de zero a 100 km/h em 9,9 segundos. Para os que esperam mais desempenho, há a opção de um kit de preparação da parceira Mountune que eleva a potência total para 140 cv, o que baixa o tempo de aceleração para 7,9 s. Na medida para um modelo cuja origem remonta ao primeiro Fiesta esportivo, o XR2 de 1981, mas que foi continuada pelos XR2i, Si, RS e ST nas gerações seguintes.
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A decoração esportiva também invade o interior, com revestimento em couro para volante, manopla e coifa do câmbio, alavanca do freio de mão e para os bancos esportivos com costura pespontada, além de tapetes Motorsport, pedaleiras de alumínio, além de um útil pára-brisa com filamentos, que impedem o congelamento atuando da mesma maneira que um desembaçador.
Um pacote que valoriza a série especial, com produção limitada a 650 carros, com um preço inicial de 16.645 libras esterlinas, o equivalente a R$ 44 mil, valor insuficiente para se comprar um Polo GT 2.0 no Brasil - que parte de R$ 52 mil. Um patamar de preço que deve ser repetido quando o carro começar a chegar ao mercado nacional, vindo do México sem pagar os 35% de imposto de importação (reduzido para apenas 0,1% graças a um acordo comercial), o que deve encaixar o carro na faixa imediatamente superior ao Fiesta 2011, recentemente reestilizado, e logo abaixo do Focus portenho.
Confira o flagra do Fiesta de sexta geração no Brasil.