Mesmo em uma época em que a economia de combustível e a redução de emissões pregam a redução do tamanho dos motores, ainda há espaço para os grandes blocos. É o que comprova a Ford que leva ao SEMA Show, Salão de automóveis preparados e fabricantes de acessórios que abriu as portas hoje em Las Vegas, uma versão ainda mais brutal da F-150 Raptor. A picape, dotada de estilo agressivo, trocou o já impressionante motor V8 5.4 por outro maior, de 6,2 litros, capaz de entregar 416 cv de potência – contra 324 cv do bloco menor – e 60 kgfm de torque. O suficiente para levar o utilitário de zero a 100 km/h em menos de 7 segundos. Veja mais fotos das Ford F-150 Raptor!
Para marcar a imagem de brutalidade da picape, a Ford também criou a versão FR Raptor XT, um modelo voltado para a competição Baja 1000 de veículos off-road preparados. São várias categorias, desde Fuscas até motos que correm na península de Baja California, ou Baixa Califórnia, no México. O modelo, que não está legalizado para trafegar em ruas, conta com alguma preparação no motor V8 6.2, o que elevou a sua potência para estimados 506 cv. Permanece o câmbio automático de seis marchas e a transmissão nas quatro rodas com seleção eletrônica.
O pacote inclui suspensões reforçadas para competição, pneus para o fora-de-estrada, para-choques compostos por estruturas tubulares e faróis auxiliares. Em meio a assentos tipo concha com cintos de cinco pontos, o habitáculo não abriu mão de itens de conforto e conveniência, como ar-condicionado e direção assistida. O preço desse brinquedo, que sequer pode ser dirigido nas ruas? Nada menos do que US$ 99.950, o equivalente a R$ 175 mil. Achou caro? A versão SVT Raptor V8 6.2 “civil” custa um preço mais em conta, US$ 41.995, o que dá uns R$ 73 mil.