Como todos os futuros modelos ST, o novo Focus ST tem características físicas chaves, como os para-choques dianteiros e traseiros agressivos, a adição de um spoiler traseiro, saias laterais e uma cor especial de assinatura.
Sob o capô da carro, encontra-se um motor Ford EcoBoost 2.0, que oferece uma combinação forte de desempenho e eficiência. Totalmente em alumínio, os motores EcoBoost geram a potência de um bloco grande, com a economia de combustível de uma cilindrada menor.
O motor tem potência máxima de 250 cv e níveis de torque elevados em uma ampla faixa, com pico de 360 Nm. A curva de torque plana, uma característica dos motores Ford EcoBoost, é mantida. Acoplada ao motor 2.0 está uma transmissão manual de seis velocidades.
O EcoBoost 2.0 do Focus ST ainda promete reduzir tanto as emissões de CO2 como o consumo de combustível em mais de 20%, com valores de 169 g/km e 14,3 km/l, respectivamente.
A suspensão do veículo traz amortecedores especiais e molas rebaixadas em 10 mm, que dão ao carro uma postura mais agressiva e um centro de gravidade mais baixo que favorece a precisão em curvas.
Já o interior do Focus é projetado em estilo "cockpit", para dar a todos os motoristas do Focus a sensação de esportividade. Na versão ST, porém, essa sensação é ampliada em tudo o que o motorista toca e vê, reforçando que se trata de um ST. Os detalhes incluem pedaleira, volante e manopla do câmbio especiais e bancos Recaro. O acabamento escuro nos pilares, que faz parte do DNA de design ST, reforça a esportividade.